Alternativa, outra vez
A minha dúvida já foi objecto de resposta anterior, mas que não me esclareceu inteiramente.
É sabido que o espírito da língua nem sempre está de acordo com as implicações decorrentes da análise lógica em sentido estrito. Penso (mas não tenho a certeza) ser este o caso da utilização da palavra "alternativa" em certos contextos. Por exemplo, é frequente ouvirem-se expressões do tipo: "o caso é muito grave e a única alternativa é operar o doente". Ora, em frases deste género parece que não estamos perante alternativa nenhuma. Não há dois termos entre os quais possa escolher-se, como necessariamente decorreria do uso lógico do termo "alternativa". No nosso exemplo o doente tem que ser operado e ponto final. A única alternativa significa aqui que ele, afinal, não tem alternativa.
Todavia, embora logicamente incoerente, não me parece que frases deste tipo sejam linguisticamente incorrectas. Qual a Vossa opinião?
O -s final antes de vogal
Aprendi que se deve dizer "ozaviões", e não "ojaviões". Existe explicação formar para tal regra?
Obrigado.
Os termos redondilha e redondilho
Deve dizer-se "redondilho" menor, ou "redondilha" menor?
Muito obrigada!
A pronúncia do nome coberto
O nome coberto, com o significado de «cobertura», «alpendre» ou «telheiro», lê-se cob[E]rto, ou cob[e]rto?
Grata pela atenção.
Eurico
Qual a origem do nome Eurico?
Retrovirótico e retroviral
Agradeço que me confirmem qual será a forma mais correcta: "retrovírico" ou "retroviral".
Atingimento/ achievment
Agradecia que confirmassem a existência da palavra "atingimento", acto de atingir. Ex.: o atingimento dos objectivos...
Transindividual
«Trans-individual» está correcto ou escreve-se sem hífen?
O topónimo Casal de/do Malta (Marinha Grande, Leiria)
Na cidade da Marinha Grande existe uma localidade que surge com duas grafias diferentes: "Casal de Malta" e "Casal do Malta".
Há uns dias alguém justificava o uso de "Casal de Malta" com uma suposta ligação à ordem de Malta. A oralidade dos naturais muitas vezes torna imperceptível a distinção entre o "do" e o "da".
Conseguem ajudar-me nesta questão?
Classificação de orações (versos de Pessoa ortónimo)
Gostaria que me esclarecessem quanto à classificação das orações da seguinte frase de Fernando Pessoa: «E é tão lento o teu soar, tão como triste da vida, que já na primeira pancada tem o som de repetida.»
Obrigada.
