Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Passiva adjetival

No manual de 11.º ano, Caminhos, surge a seguinte questão - que ainda por cima está integrada num teste com a estrutura do exame e em que quase todas as questões são extraídas de exames nacionais: «A forma verbal "estão expostos" encontra-se no: a) presente do modo indicativo. b) pretérito perfeito composto do modo indicativo. c) pretérito-mais-que-perfeito composto do modo indicativo. d) pretérito perfeito composto do modo conjuntivo.» A solução dada como correta é a b), o que considero errado.Gostaria de esclarecimentos, por favor.

Isabel Freire Professora Santarém, Portugal 70

"Estão expostos" não é o pretérito perfeito composto do modo indicativo, como diz, uma vez que este se conjuga da seguinte maneira:  

eu tenho exposto
tu tens exposto
ele tem exposto
nós temos exposto
vós tendes exposto
eles têm exposto

O que acontece no caso de estão expostos é uma construção que se designa por passiva adjetival. Na Gramática da Língua Portuguesa, Maria Helena Mira Mateus et al. (Lisboa, Editorial Caminho, págs. 522 e ss.), acede-se à explicação desta construção, que tem um sentido específico:

«Do ponto de vista interpretativo, enquanto as passivas sintácticas focalizam a transição sofrida pelo argumento com o papel temático interno directo, as passivas adjectivais focalizam o estado resultante da transição sofrida. Esta interpretação aspectual das passivas adjectivais está plausivelmente na origem de restrições sobre os verbos a partir dos quais podem ser derivados os adjectivos que nelas ocorrem.»¹ Assim, podemos considerar estes particípios como adjetivos derivados, o que poderá significar que já não estamos a tratar de um verbo, mas de palavras de diferentes classes. 

Consultar aqui. 

¹ Citação conforme o original.

Maria Eugénia Alves
Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Gramática Campos Linguísticos: Tempo/Modo/Pessoa/Número (verbos)