O termo "aretaico" apresenta-se como um vocábulo formado pelo antepositivo arêt(ê)- e o pospositivo -(a)ico, segundo o modelo de algumas palavras cultas como laico, hebraico, etc.
A única dúvida quanto à formação deste neologismo está relacionada com a vogal (a) do segundo elemento, porque a raiz grega arêtê termina em ê, e o pospositivo -(a)ico surge normalmente em palavras cujo antepositivo já termina em a. Exemplo: pros(a) + (a)ico.
O criador ou os criadores do termo "aretaico" podem ter tido necessidade de usar este vocábulo que significará «relacionado com a virtude». Deste modo, criaram um novo vocábulo para este conceito.
Aretológico significa «relativo à aretologia». O pospositivo -logia refere a ideia de estudo, visto que aretologia significa «doutrina que versa sobre a virtude; estudo filosófico a respeito da perfeição moral».
Só os especialistas sobre esta matéria poderão decidir se "aretaico" é um vocábulo necessário ou dispensável. A entrada desta palavra nos dicionários dependerá do uso que os especialistas lhe quiserem dar.