O feminino de druida
Encontrei na web o uso de «as/umas druidas» e consultei vários dicionários para verificar o feminino de druida". Só no Priberam online encontrei druidesa ou druidisa, e o de José Pedro Machado regista druidisa. Nem no da Academia das Ciências nem no Houaiss encontrei referências.
Assim, a minha questão é a seguinte: qual é o feminino de druida, e, no caso de se aceitar "druidesa" e "druidisa", alguma destas formas é preferente?
Muito obrigado!
"Color matching" 2
Em relação à vossa resposta "Color matching", achamos que uma tradução adequada será "emparelhamento de cores", até por analogia com "pattern matching" (emparelhamento de padrões), etc, e não "combinação de cores".
Homem muito lido
A resposta dada, no dia 04.JAN.99, pelo Professor José Neves Henriques, ao consulente Sr.Ricardo Kurylski sobre a diferença entre "um homem muito viajado" e "um homem viajou muito" diz que essa diferença se aplica também a "O homem lê muito" e "O homem é muito lido." Concordo, porém restou-me uma dúvida: quando esse homem é um escritor de sucesso, que teve muitos exemplares de seus livros vendidos e, deduz-se, lidos, não poderemos dizer que esse "é um homem muito lido."? Não pelo fato/facto de esse escritor ter lido muito e ter apreendido o que leu, aprimorando sua cultura, mas pelo fato/facto de muitas pessoas terem lido o que escreveu.
Impressionante e impressivo
O uso do adjectivo impressivo é correcto em português? Significa o mesmo que impressionante? Usa-se em Portugal, no Brasil ou em ambas as versões do Português?
Obrigada!
A pronúncia do o de borla
O "o" de "borla" deve ser pronunciado com o timbre aberto ou fechado? Por outras palavras, é "bôrla" ou "bórla" a pronúncia correta? Muito obrigado.
Kardecismo, kardecista, kardeciano e kardecístico
As palavras "kardecista", "kardeciano", "kardequiano" e "kardequista" são usadas no Brasil para qualificar as coisas referentes ao pensador francês Allan Kardec, pseudônimo de Hipólito Rivail (1804-1869). Posto isto, pergunto: qual dessas variações é mais consentânea com as regras do idioma pátrio?
Desde já, agradeço sua resposta.
Imperativo afirmativo
Como se faz o imperativo afirmativo dos verbos regulares com os pronomes tu e vós?
«O ano da Hégira»
Solicitava a vossa colaboração para a seguinte dúvida:
A tradução do inglês para português de Hijri é Hégira ou hegírico?
Por exemplo, quando numa frase temos:
«no dia X de Y de 2010, correspondente ao dia X de Y de 1431»
deve constar:
«no dia X de Y de 2010, correspondente ao dia X de Y de 1431 do ano da Hégira»
ou
«no dia X de Y de 2010, correspondente ao dia X de Y do ano hegírico 1431»?
Muito obrigada.
Maior
"A equipe de Portugal obteve a «maior» vitória de toda sua história". Qual é o significado da palavra «maior»? Significa que foi a vitória mais importante ou a vitória em que a equipe de Portugal fez mais goles?
"A maior feira de informática da américa latina". Qual é o significado da palavra maior? Significa que é a feira que ocupa maior espaço físico ou que é a feira mais importante (respeitável) da América Latina?
Antítese
Na pergunta: Aponte um exemplo de antítese no texto. Quer dizer que devo apontar um exemplo de antítese presente no texto ou quer dizer que devo apontar o exemplo no próprio texto, grifando-o, por exemplo? Muito obrigado.
