O significado de «obstáculo epistemológico»
Normalmente, em acções de formação, o formador leva consigo um objecto, que coloca à vista de todos os formandos, nos quais suscita grande curiosidade, porque não parece ter qualquer ligação com o conteúdo programático da acção de formação. O formador dá-lhe o nome de «obstáculo epistemológico». Porquê este nome?
Doador ou dador?
Diz-se doador de sangue ou dador de sangue?
Há uns tempos decorreu a Conferência em Madrid para angariar fundos para a reconstrução do Iraque e surgiu a dúvida: Conferência dos Doadores ou dos Dadores?
Extubar
Referindo o ato de retirar o tubo endotraqueal de um paciente, qual é a grafia certa: estubar, ou extubar?
Ainda o aportuguesamento de kiwi: quivi e quiuí
Já há uma resposta semelhante àquela que desejo, mas está incompleta e é muito pouco elucidativa. Bem, gostaria de saber como se pronuncia kiwi. Este w é pronunciado como v? Porque esta pronúncia me causa muita estranheza, assim como o aportuguesamento quivi, que a confirmaria. Ademais, para fins de esclarecimento, a sílaba tônica da palavra é a última, estou certo? Amiúde ouço "quí-ui", em vez de "quiu-í".
Agradeço previamente.
Cláudia
Gostaríamos de saber se o nome Claudia leva acento gráfico (Cláudia) e porquê?
Apoio a…
Deve dizer-se, por exemplo, "unidade de apoio para a educação" ou "unidade de apoio à educação".
O complemento indireto do verbo dedicar
Na frase «Ele dedica-se (entrega-se) ao trabalho», «ao trabalho» é complemento indireto, ou complemento oblíquo? Porquê?
Oração subordinada integrante
Minha professora de português, segundo eu entendi, analisou de uma forma a meu ver estranha a oração subordinada do seguinte período:
"Muita gente lhe rogava que estendesse a permanência até findar o dia."
Segundo eu pensava, a oração "que estendesse..." constitui o objeto direto do verbo rogar, sendo, portanto, subordinada objetiva direta. Mas a análise dada a nossa turma falava em "oração subordinada integrante". Não estaríamos confundindo a conjunção subordinativa integrante "que" com a função sintática da oração subordinada?
Ah, como é terrível tentar fazer análise sintática (até os professores às vezes se confundem...)
Obrigada pela ajuda.
«Ouvisto» / ouvido
Por vezes ao referir-me a algum assunto que se passou no dia anterior, por exemplo na televisão, digo que "tenho ouvisto" em vez de tenho ouvido.
Gostava que me dessem uma explicação para tal, se é que existe ou se é simplesmente erro.
Obrigado.
A origem do apelido Passos
Qual a origem do meu sobrenome Passos?
