As normas de publicação específicas para uma publicação ou publicações radicadas numa instituição estão expressas num documento geralmente intitulado Normas de publicação. Apesar de, neste caso, não se tratar de uma publicação, mas de um trabalho de final de curso, vale a pena inquirir sobre a existência de regulamentação específica na sua universidade.1
A resposta que lhe vou dar diz respeito às normas e práticas mais comuns em publicações científicas produzidas e editadas em Portugal.
Nas notas de rodapé não consta toda a informação da referência bibliográfica, apenas sobrenome do autor (em minúsculas), ano e página. A referência bibliográfica, completa, vai estar no final do trabalho, sob o título, justamente, Referências.
Assim, na nota de rodapé, escreve apenas:
Aith, 2006: 233
Esta informação lacunar pode inclusivamente estar disponibilizada entre parêntesis, no corpo do texto do trabalho, o que é particularmente cómodo quando há muitas referências bibliográficas.2
Assim, no caso da autora de artigo que é também organizadora de volume, escreve apenas:
Bucci, 2006: 46
Em Referências o leitor encontra:
Bucci, M. P. D. 2006 – "O conceito de política pública em Direito". In M. P. D Bucci (Org.) Políticas Públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo:Saraiva, 2006.
Se tiver de citar mais artigos de Bucci desse ano, recorre a letras, por ordem alfabética, colocadas logo após a data, assim:
Bucci 2006b
1 Sobre normas brasileiras para elaboração de trabalhos académicos, consultar Normalização de Trabalhos Acadêmicos.
2 Claro que, uma vez activando esta opção, ela deve manter-se até ao final do trabalho.