O adjectivo crebro
Gostaria que me ajudassem com o significado da palavra "creba" («palpitação "creba").
Encontrei a palavra no texto Abyssus Abyssum do livro Os Meus Amores, de Trindade Coelho.
O texto consta de um manual de português do 7.º ano de liceu.
Procurei no dicionário da Academia [das Ciências de Lisboa], no Houaiss, num dicionário da Texto Editora, e nenhuma referência.
Agradeço como sempre a vossa atenção.
O antecedente possessivo
Peço a vossa ajuda no sentido de identificação do antecedente do possessivo que consta na última linha do texto que se segue. «Os perfis biográficos dos heterónimos, cuidadosamente traçados pelo poeta, pertencem ao foro da ficção, mas ficção onde há ainda zonas penumbrosas, na sequência da leitura dos textos de cada um deles e na decifração dos enigmas da família literária em que todos eles se inserem juntamente com o seu criador.»
Obrigada.
Tribologia
Solicito que me informem o significado da palavra «tribologia».
Os números fraccionários no Latim
Gostaria de saber como os romanos faziam para representar frações.
Desertor de guerra
Gostava de colher o melhor significado sobre a expressão «desertor de guerra de África».
Obrigado.
Saxónia, Saxe e figuras de saxe
Que quer dizer «figuras de "Saxe"»?
Pontuar uma oração gerundiva numa construção de foco
Antes de mais, gostaria de mostrar o meu apreço pelo trabalho que fazem. É, sem dúvida, um excelente meio para esclarecer dúvidas e prestar um serviço valioso a quem procura saber mais e melhor.
Quanto à minha questão, estou em dúvida sobre a colocação da vírgula na frase seguinte:
«E foi pensando nessa viagem, que a decidiu fazer.»
Sei pontuá-la em frases semelhantes («pensando nessa viagem, decidiu fazê-la» ou «e, pensando nessa viagem, decidiu fazê-la»), mas na primeira que referi («e foi pensando nessa viagem, que a decidiu fazer») não tenho a certeza.
Assim, gostaria de saber qual a forma correcta de a pontuar e a regra que determina a colocação ou não colocação de vírgula na frase referida.
A origem e o significado de cabatã
Qual é o étimo e o sentido da palavra cabatã?
A designação dos decénios
Muito agradeço a correcção de A. Tavares Louro, quando erradamente falei em décadas em lugar de decénios. No entanto, a minha dúvida ficou por esclarecer. Existe alguma expressão em português análoga a "anos vinte", "anos trinta", etc., para designar os primeiros dois decénios do século? "Anos zero", "anos dez", por exemplo? Não me soa muito bem... Obrigada.
Povoaram
Na forma verbal "povoaram" (pretérito perfeito), qual segmento morfológico indica número e pessoa: -m; -am; -ram?
