O antecedente possessivo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O antecedente possessivo

Peço a vossa ajuda no sentido de identificação do antecedente do possessivo que consta na última linha do texto que se segue. «Os perfis biográficos dos heterónimos, cuidadosamente traçados pelo poeta, pertencem ao foro da ficção, mas ficção onde há ainda zonas penumbrosas, na sequência da leitura dos textos de cada um deles e na decifração dos enigmas da família literária em que todos eles se inserem juntamente com o seu criador.»

Obrigada. 

Albertina Mourato professora Cascais, Portugal 177

A citação é retirada da recensão crítica de O Ano da Morte de Ricardo Reis¹, in Revista Colóquio/Letras. Notas e comentários, n.º 88, novembro de 1985. 

O antecedente do possessivo seu é a locução «todos eles». Esta locução refere-se aos heterónimos pessoanos, que se inserem numa família literária juntamente com o seu criador, Fernando Pessoa.  

¹Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago, 1984

Maria Eugénia Alves
Áreas Linguísticas: Gramática