Biunívoco - polémica
Esta palavra faz-me espécie. Como pôde ser dicionarizada?
A origem da expressão «tirar o cavalinho da chuva»
Qual a origem da expressão «Tirar o cavalinho da chuva»? Muito obrigado.
A expressão «Sim, senhor»
Li num prontuário que comprei a expressão «Sim, senhor» deve ser adaptada em função do receptor, ou seja: a uma mulher digo «sim, senhora»; a um homem, «sim, senhor»; a dois homens, «sim, senhores»; a duas mulheres, «sim, senhoras». É de facto assim, ou também posso usar «sim, senhor», independentemente de com quem falo? Antecipadamente, muito obrigado.
Igualitário=equalitário
Estou a traduzir um livro de inglês para português. A dado passo, a autora escreve que irá fazer uma importante distinção entre as palavras "equalitarian" e "egalitarian", ambas as quais seriam normalmente traduzidas em português por "igualitário". A minha dúvida é: de modo a fazer-se a distinção pretendida pela autora, como será possível traduzir "equalitarian"? Vêm-me à mente palavras como "equalitário" ou "egalitário", mas receio tratar-se de neologismos inaceitáveis.
Ter a ver e ter a haver
Embora já tenha visto escrita a expressão «ter a ver», várias pessoas que conheço, incluindo eu próprio, acham mais lógica a expressão «ter a haver». Apesar de já ter visto uma resposta a esta pergunta aqui no "www.ciberduvidas.com", não fiquei completamente esclarecido, pelo que agradecia se me pudesse clarificar melhor as ideias. Na referida resposta podia ler-se "Nada a haver tem sentido completamente diferente: que não tem nada a receber." No entanto, o facto de não ter nada a haver, significando que não tem nada a receber, implica que não há relação alguma entre as partes, que é precisamente o significado da expressão. Como qualquer expressão tem a sua origem, e esta me parece bastante plausível, gostaria que comentasse, avaliando a validade do meu raciocínio.
A locução adverbial «ao máximo»
Quem respeita alguém... respeita «ao máximo», ou «o máximo»?
Interajuda
Agradecia a vossa resposta, se existe palavra "inter-ajuda" (ou "interajuda"). No dicionário que costumo consultar, só encontrei uma palavra que significa «ajuda mútua» — entreajuda.
Obrigada.
Importância da fonética e da fonologia
Qual a importância da fonética e da fonologia para o estudo da língua portuguesa?
Ao redor/em redor
a) erosão ao redor dos pilares
b) erosão em redor dos pilares
Creio que a frase a) está correcta.
E a frase b): está igualmente correcta ou está errada?
Sobre o uso de maiúsculas e de minúsculas
Tenho lido «continente africano» com as iniciais tanto em maiúsculas quanto em minúsculas. O mesmo se refere à expressão «celebração eucarística».
Quando se poderá escrevê-las com as iniciais em maiúsculas e minúsculas?
