Pois sim/pois não
Já ouvi as expressões "pois sim" e "pois não", ambas utilizadas no sentido de confirmar.
- "Posso usar isto?"
- "Pois sim."
- "E aquilo?"
- "Pois não, concerteza".
Dezenas de milhares, ainda
Vi o programa "Cuidado com a Língua!" transmitido na RTP-1 na sexta-feira 13 de Outubro, o qual tento não perder, pois acho que este é um verdadeiro programa de serviço público, pois é didáctico.
Na rubrica do programa que tratou da forma mais correcta de dizer «Dezenas de milhar/milhares», não pude deixar de pedir esclarecimentos sobre a seguinte dúvida:
O exemplos dados foram todos da seguinte forma: «Dezena/centenas de 'nome/substantivo'». No entanto, a expressão «dezenas de milhar/milhar» tem origem na matemática, sendo «dezena de milhar/milhares de 'quantidade elementar'». Exemplo: «3 dezenas de milhar/milhares» matematicamente escrito é: «30*(vezes)1000». Assim, uma vez que 1000, um milhar é singular, deve dizer-se 3 dezenas de milhar, porque 1000 (um milhar) é singular. Da mesma forma «3 décimas de milhar» (3/(dividir)10*1000) ou «2 centésimas de unidade» (2/100*1).
Gostaria que fosse possível esclarecer esta dúvida.
Intra-estadual e interestadual
Existe diferença no significado destas duas palavras: «intraestadual»/«interestadual»?Obrigada.
‘Quid pro quo’ = quiproquó
Gostaria de saber por que razão os anglo-saxónicos utilizam a expressão latina ‘quid pro quo’ com o significado de «troca igual», «substituição», enquanto nós utilizamos a expressão ‘qui pro quo’, com o sentido de «equívoco», «confusão». Muito obrigada.
Inquérito / questionário
Será possível esclarecerem-me sobre a diferença entre inquérito e questionário? É que a minha professora de Português pediu para fazermos um questionário (uma série de perguntas aos nossos colegas sobre hábitos de leitura) e disse que deveríamos intitular o trabalho de Inquérito. Qual devemos usar? Muito obrigada pela vossa ajuda.
A utilização do pronome pessoal você
A minha questão é simples: [em Portugal] a utilização do pronome pessoal você por um aluno dirigindo-se a um professor revela falta de educação, «é feio»? Por exemplo, na frase «Você pode-me explicar novamente o trabalho?» ou «Professora, você pode chegar aqui?».
A minha pergunta deve-se ao facto de observar grande parte dos meus colegas incomodados quando tratados dessa forma e, sinceramente, não vejo razões para isso.
Provavelmente, por ter vivido muito tempo no estrangeiro, onde tirei o meu curso superior... Contudo, verifico que na televisão o uso deste pronome surge com muita frequência em debates, por exemplo, em que o entrevistador (Judite de Sousa) trata por "você" os seus entrevistados.
Grata por uma resposta.
A abreviatura de «ao cuidado de»
«Ao cuidado de» é muitas vezes substituído por «A/C». Gostaria de saber qual a origem de A/C: é apenas uma abreviatura de «ao cuidado de»?
O superlativo absoluto sintético de doce
Existe a palavra “docíssimo”? Sempre me ensinaram a dizer “dolcíssimo”... Existe? A forma correcta é docíssimo? Obrigada.
Lendário e legendário
Ambas as palavras lendário e legendário constam no dicionário de português e, aparentemente, têm o mesmo significado. Qual é a diferença entre elas?
Grafia correcta de parênteses
Por que razão se encontram duas grafias diferentes para a mesma palavra (parenteses ou parentesis)?
Qual é a forma correcta e porquê?
