Bem hajam
A saudação tradicional «bem hajam» está correcta? Que significa? Não deveria ser antes «bem haja» para o singular e para o plural? O verbo haver, além dos casos em que se emprega como auxiliar, significando ter, tem outras excepções em que se emprega também no plural? Está correcto dizer-se que o verbo haver umas vezes significa ter e outras existir?
Sobre a abreviatura Obs.
O ponto utilizado na abreviatura de uma palavra é dispensado quando a palavra abreviada termina uma frase, servindo o ponto final da frase para abreviar essa mesma palavra. Em resposta a pergunta anterior, ficou claro que o mesmo não se passa se a frase terminar com um outro sinal de pontuação diferente. No entanto, é comum ver-se o uso da abreviatura de "observações" normalmente seguida de dois pontos, sem o ponto da abreviatura da palavra [Obs:]. Isto é aceitável?
A abreviatura feminina de pastor protestante
Os pastores protestantes podem escrever Pr. quando se referem à abreviatura da sua actividade profissional. As igrejas protestantes também aceitam a ordenação de mulheres para o exercício do ministério pastoral nas igrejas. As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.?
Quantificadores numerais e adjetivos numerais
O que são quantificadores numerais e adjectivos numerais?
Doutor, dr. e licenciado
Encontro-me nos Estados Unidos a fazer um doutoramento (em Inglês Ph.D, correspondente a Philosophy Doctor) e sou licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa. Não devo portanto ser chamado de Doutor Fulano nem invocado por escrito como Dr. Sicrano. Certo?
Será então possível dizer "o licenciado Tal" ou escrever "Lic. Qual"?
Uma vez que é tão comum chamar doutor a um licenciado, nos meios académicos o "grau" de professor (que é afinal uma posição) tornou-se sinónimo para doutor já que estes dois graus usualmente coincidem. Terá esta forma vingado definitivamente?
Atenção despendida
Quando queremos utilizar a frase"agradecemos a atenção dispendida", deve-se dizer despendida com (e) ou dispendida com (i).Sou professor e esta dúvida surgiu numa discussão entre colegas.Obrigado. Agradeço desde já a atenção di(e)spendida!!!
A abreviatura dos nomes de pessoas
Gostava de saber a forma de abreviar os nomes de pessoas em português. Quer dizer, se abrevio Paulo Mendes, tenho de utilizar P.M.? ou P. M.? PM? Com pontos? Com espaço? Há alguma norma? Obrigada.
Abreviatura de Meritíssimo
Por gentileza:
Tira-me uma dúvida: a abreviação de Meritíssima é MMa. ou só MM. (sem o "a")?
Eu sei que Meritíssimo Juiz é MM. Juiz.
Vê se você tem alguma gramática que explique.
Agradecida.
Rescisão de contrato e denúncia de contrato
Gostaria de saber a diferença entre rescindir um contrato e denunciar um contrato. Serão expressões sinónimas?
Os meus agradecimentos.
Três regras para distinguir o por que do porque
Ao contrário do que aqui, no Ciberdúvidas se recomenda, tenho lido frequentemente, tanto nos jornais como até, nas legendas/traduções de filmes e séries, o por que separado interrogativas directas. Ainda há dias, lia-se esta chamada na primeira página do jornal Público: «Por que preferem as novelas portuguesas?»
Gostava de ver esta questão de novo esclarecida.
Muito obrigado.
