A forma registada pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), edição de 2009, da Academia Brasileira de Letras (ABL) — assim como pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (2009), da Porto Editora — como abreviatura de diácono é diác., o que assinala que essa é a grafia oficialmente atestada para essa palavra.
Relativamente ao uso de Dc., é de referir que existem duas formas com essas duas letras que figuram como abreviaturas no VOLP da ABL, distintas da apresentada pela consulente: d. C. e D. C. para designarem «depois de Cristo». Portanto, nenhuma delas é reconhecida para representar a palavra diácono.
Quanto à formação de uma abreviatura para a forma feminina da palavra, a realidade é que não há nenhum registo da forma abreviada de diaconisa, o que indica que não há atestação da redução desse termo, uma vez que outras formas femininas figuram nesta obra, como por exemplo: D., d. e D.ª como abreviaturas de dona; Dra. para doutora; eng. como abreviatura de engenheiro(a); enf. para enfermeiro(a); M.ª para mestra; Prof.ª e prof.ª para professora; R.ª para rainha.