DÚVIDAS

Conjunção em início de período

Há algo sobre a proibição de certas conjunções em início de período. Isso realmente é correto? E quais seriam as conjunções que poderiam iniciar período (dentro e fora do parágrafo)? Como se justifica tal proibição?

Resposta

A conjunção serve para relacionar duas orações ou dois termos de uma oração. As que relacionam duas orações têm o nome de coordenativas, e destas, apenas mas aparece obrigatoriamente no início da oração. Todavia, porém, contudo, entretanto e no entanto podem ocorrer no início da oração ou entre as orações. E aparece obrigatoriamente no meio.

As conjunções que relacionam dois termos semelhantes de uma oração chamam-se subordinativas. Estas aparecem com mais frequência após a oração principal, introduzindo a oração subordinativa. Por exemplo, conjunção subordinativa causal pois:

A Ana está contente, pois tirou uma boa nota no exame de matemática.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa