Sobre derivação irregular
Gostaria que me esclarecessem se existe derivação irregular e, se existe, em que consiste. É que nos programas de ensino aparece um conteúdo sobre o processo de formação de palavras, e mais concretamente a derivação irregular, e não sei se se estará a falar de derivação imprópria ou não.
Obrigado!
Preconcebido e pré-concebido
Inicialmente queria traduzir a palavra pre-designed por "pré-concebido". No entanto, o corrector ortográfico marcou-a como errada e sugeriu "preconcebido". Sei que em alguns casos o corrector ortográfico nem sempre faz a proposta correcta, pois pode não conhecer a palavra que queremos escrever. No entanto obtei pela sugestão e escrevi "preconcebido". Agora recebi a correcção do texto, onde "preconcebido" foi marcado como errado e a palavra foi substituída por "pré-concebido". Para tirar esta dúvida, consultei o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa onde estava "preconcebido" e não "pré-concebido". Consultei também o vosso site, onde encontrei a explicação referente a "previsualizar" e "pré-visualizar". Quer dizer que neste caso também se pode utilizar "pré-concebido" e "preconcebido", ou uma delas está claramente errada? Obrigada.
A conjunção quando: valor temporal e valor condicional
No fragmento «Só acredita em fumaça quando vê fogo», o termo quando indica condição para que a ação se realize, ou o tempo em que as ações ocorrem?
Por quê?
O triplo plural de ancião
Qual o plural de ancião?
Obrigada.
Regência dos verbos ver e achar
Gostaria que me explicassem a regência dos verbos «ver» e «achar». Qual é a frase correcta: «Vi-os todos» ou «vi-os a todos»? «Acho-os todos maus» ou «acho-os a todos maus»? Obrigada.
«O próximo sábado»
Em uma segunda-feira, dia 2, digo: «sairemos no próximo sábado», qual sábado seria? Imaginando que os sábados do mês são: 7, 14, 21 e 28, qual sábado seria?
Pergunto porque houve uma discussão entre alunos que disseram que seria o sábado seguinte, dia 7, e outro grupo que disse ser o "próximo deste", ou seja, o do dia 14.
Obrigada e agradeço se puder esclarecer.
Dever de
Será correcto dizer-se: deve de haver? Ou será mais adequado aplicar-se: deve haver? (Isto é, sem aplicar a preposição de).
Obrigado.
A origem e o significado de Cláudia
Qual a origem etimológica e o significado do nome "Cláudia"?
Obrigada.
O significado de mais alguns provérbios
Gostaria de saber o significado dos seguintes provérbios:
«Cão que ladra não morde»; «O peixe morre pela boca»; «Homem prevenido vale por dois»; «Para bom entendedor, meia palavra basta».
Obrigada.
Cimentado e acimentado
Gostaria de saber qual a palavra correcta: o chão é "cimentado", ou "acimentado"?
Desde já agradeço a vossa resposta.
