Orações subordinadas iniciadas pelo pronome que
Como posso distinguir o que nas orações? Tenho dúvida em saber se é oração subordinada adjetiva ou se é uma oração subordinada adverbial.
Plural de grão
É correcto o uso de "grães" como plural de grão ?
«Entre os dias» e «nos dias»
Quando devo utilizar as expressões: «Entre os dias» ou «Nos dias»?
Vogais tónicas e átonas
As vogais tónicas e átonas são suficientemente diferentes para que as possamos reconhecer como dois sons diferentes? Como em: página e altivo, véspera e notável, tímido e pálido, avó e futebol, último e mulato. Obrigado.
«O próximo sábado»
Em uma segunda-feira, dia 2, digo: «sairemos no próximo sábado», qual sábado seria? Imaginando que os sábados do mês são: 7, 14, 21 e 28, qual sábado seria?
Pergunto porque houve uma discussão entre alunos que disseram que seria o sábado seguinte, dia 7, e outro grupo que disse ser o "próximo deste", ou seja, o do dia 14.
Obrigada e agradeço se puder esclarecer.
Casos de colocação do pronome em locuções verbais
Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:
1. «Tenho que lhe dar um livro.»/«Tenho que dar-lhe um livro.»
2. «Vou-lhe perguntar.»/«Vou perguntar-lhe.»
3. «Despacha-te para nos ires buscar.»/«Despacha-te para ires buscar-nos.»
Maiúsculas e minúsculas em épocas históricas,
movimentos culturais e estilos artísticos
movimentos culturais e estilos artísticos
Pese embora os muitos esclarecimentos já prestados pelo Ciberdúvidas a propósitco do uso de maiúsculas, persisto com dúvidas no que respeita à aplicação delas para épocas históricas, movimentos culturais e estilos artísticos. Assim, a propósito do universo greco-romano antigo ou clássico, as palavras "antiguidade clássica", "cultura antiga" e "neoclassicismo" devem ou não ser iniciadas com maiúscula?
Muito agradeço a V. informação!
O plural de «lápis de cor»
Qual é o plural de «lápis de cor»?
Regências de verbos e de nomes
Prezados senhores, gostaria que me esclarecessem as seguintes dúvidas:
Já li: «lançar um olhar restrospectivo para» e «lançar um olhar restrospectivo a». Qual das duas é correta? O mesmo em relação a: «entre o período de 6 a 9 de setembro» ou «entre o período de 6 e 9 de setembro». Qual das duas é a correta?
Por vezes, tenho lido esta expressão para designar o começo de algo: «Dar os primeiros passos de existência.» É correto o emprego desta expressão? Caso o seja, diz-se «da existência», ou «na existência»?
Meu muito sincero obrigado
«Entre aspas»
Hoje é muito frequente usar-se a expressão "entre aspas". Será isto correcto? Não será uma forma exagerada de trazer para a fala uma forma característica da escrita? Não será também uma forma demonstrativa de não se saber realçar algo na forma falada? Obrigado.
