A cada hora / a toda a força
Aprendemos, nas gramáticas, que:
1) Não há crase antes de pronome indefinido, exceto outra;
2) já, em locuções que tenham por núcleo uma palavra feminina, existe, no entanto, a crase.
Certo. A dúvida, então, é se a crase estará presente ou não em locuções, como por exemplo as adverbiais, que sejam compostas por pronome indefinido colocado imediatamente após o "a", do tipo: a(à) toda força, a(à)cada hora, etc. Usadas, quem sabe, numa frase assim:
"Ele remava a(à) toda força e parava a(à) cada hora para descansar."
Muito Obrigadas.
Houveram
"Houveram" é passível de utilização na língua portuguesa?
Respectivamente e o uso da vírgula
Consultei algumas das respostas anteriores e tanto encontro o advérbio respectivamente antecedido e seguido de vírgula como sem vírgula. Há alguma regra ou procedimento a seguir na colocação da vírgula antes e depois de respectivamente?
O significados de implementação e implantação
Sou responsável de loja e tenho dúvidas quanto ao uso das palavras implementação e implantação. Na empresa, o pessoal do escritório envia as diretrizes com a palavra implantação, mas eu sempre utilizei e faz mais sentido para mim a palavra implementação.
Esta troca de palavras tem gerado algum desconforto na comunicação.
Contexto do uso das palavras: «Tarefas a realizar durante esta semana – implementação da mercadoria de natal na secção X.»
Esta é a terminologia que uso no meu dia a dia com a equipa de loja. O pessoal dos escritórios, na sua generalidade, utiliza implantação.
Afinal, qual é a melhor palavra para se utilizar?
Obrigado.
O diminutivo de lápis
Qual o diminutivo de "lápis"? Agradecia, igualmente, que me esclarecessem acerca da formação dos diminutivos em -inho: quando existe uma "vogal de ligação" esta é "z" ou "s"? (Costumo grafar "Teresinha" e “Lugarzinho", não sei se incorrendo em erro). Grata pela atenção.
Padre, madre, abade, abadessa
Já procurei em vários dicionários e não encontro a palavra padressa (feminino de padre?). Parece-me que quando era jovem a li várias vezes. A palavra existe?
A grafia do plural de açúcar
Sabendo que o conjunto das palavras graves (ou paroxítonas), que terminam em -l, -n, -r e -x, são acentuadas na penúltima sílaba (ex.: açúcar, afável, éter, túnel, etc.), gostaria de saber se a palavra açúcar no plural se escreve "açucares" ou "açúcares".
Os anglicismos “freelance” e “freelancer”
“Freelance” ou “freelancer”? Qual o termo correcto para designar um jornalista que trabalhe por conta própria?
O plural de «ponto de vista»
Li há dias a seguinte frase: «Aquele casal discutia por terem pontos de vistas diferentes sobre a problemática da pena de morte.»
A minha dúvida é: poder-se-á dizer «pontos de vistas» mesmo que a palavra a seguir esteja no plural, ou a forma correcta de escrever será «ponto de vistas»?
Atendimento a/ao clientes/cliente
Usa-se:
Atendimento a clientes ou atendimento ao cliente?
