Ténis/sapatilhas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ténis/sapatilhas

No Norte e Centro, sempre conheci o calçado próprio para praticar desporto com a designação de sapatilha. No entanto, no Sul de Portugal, sapatilha é entendido como calçado para "ballet".

Pelo contrário, o calçado para desporto é conhecido por ténis.

Qual é a designação correcta?

Obrigado.

Vasco Ribeiro Lisboa, Portugal 16K

O termo ténis, forma abreviada de «sapatos de ténis», foi introduzido na língua há relativamente pouco tempo, e foi ganhando o sentido mais abrangente de «sapatos de desporto», seja o desporto ténis ou outro. É possível que a criação do termo tenha sido inicialmente comercial, para diferenciar o calçado desportivo mais forte, destinado principalmente a desportos praticados no exterior, do outro já existente – as sapatilhas – mais usado em actividades físicas de interior, como o bailado ou ginástica. A distinção impôs-se, e creio que não só no Sul.

Teresa Álvares