O vocábulo como pode ser considerado uma conjunção subordinativa comparativa, no caso de surgir numa oração subordinada comparativa.
Porém, como se classifica quando não pertence a uma oração? Ex: «O senhor..., como primeiro outorgante...»
Vários livros do ensino secundário apresentam a conjunção porque como subordinativa final sem, no entanto, apresentarem qualquer exemplo. Podiam dar um exemplo?
Como distinguir o que explicativo e o que causal?
Usar & por e é asneira?
Exemplo: «José Mário Costa e Eunice Marta», ou «José Mário Costa & Eunice Marta»?
Um abraço meu, directamente de Angola!
Na frase «Vivo num apartamento mesmo tendo um cão e um gato», poderá a palavra mesmo ser considerada uma conjunção subordinativa concessiva?
Obrigado.
Será correcto (não sigo o Acordo Ortográfico), em alguma circunstância da escrita, usar as duas palavras «em antes», ou, pelo contrário, o em antecipando a palavra antes é sempre errado?
O que quero perguntar é se apenas se deve escrever antes.
«Não! Não era a ansiedade demolidora o que ele queria; muito menos o ardor vil pelas curvas crescentes de lucratividade e (nem) o papel de mera peça descartável de uma gigantesca máquina de produção.»
Na frase acima é melhor empregar e, ou nem?
Obrigado.
Quais são as formas verbais que posso usar com a conjunção logo... Sei que com «logo que» posso usar o presente do conjuntivo e também o futuro do conjuntivo. Mas não estou a ver se acontece o mesmo com logo sozinho, sem o que. Não se pode dizer «logo chegues», «logo chegares», «logo estiveres»?
Obrigada.
Enquanto – leva vírgula, ou não?
(Cenário: uma dona de casa a lamentar-se para o marido)
«Deixas-me para aqui sozinha em casa, enquanto tu andas a divertir-te com os teus amigos», ou «Deixas-me para aqui sozinha em casa enquanto tu andas a divertir-te com os teus amigos»?
«Tão... quanto», ou «tão... como»?
«Ele tinha um sorriso tão amarelo quanto o dum [indivíduo] que nunca lava os dentes», ou
«Ele tinha um sorriso tão amarelo como o dum [indivíduo] que nunca lava os dentes»?
As duas construções «quanto»/«como» são equivalentes?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações