Gostaria de saber do posiciona[mento] de vocês no que concerne a esta frase:
«Essa é uma questão de somenos.» Está a frase errada? «De somenos» tem de se referir obrigatoriamente a um substantivo (como nestoutra frase: «questões de somenos importância»), ou o seu sentido por si só encerra significado de «algo de menor valor»?
Qual seria o gentílico da antiga Germânia, região que confinava com o Império Romano, tendo sido, em parte, incorporada e colonizada por ele?
Estou na dúvida se seria germano ou germânio.
Muito obrigado.
Qual é o gentílico da antiga Galécia, região que corresponde à atual Galiza, ao Norte de Portugal, às Astúrias e partes de Leão?
Muito obrigado.
Qual é o gentílico da Lusácia, região europeia situada entre Alemanha, Polônia e Chéquia?
Tenho encontrado lusácio em diversos sítios da Web, mas estes nem sempre são confiáveis; o Portal da Língua Portuguesa acolhe o vocábulo, mas não o define; além do que os dicionários por mim consultados não consignam a palavra em apreço, daí a minha dúvida persistir.
Muito obrigado.
Uma pessoa do sexo feminino comenta:
— Eu não quero ser desmotivante.
Ou também poderá ser...
— Eu não quero ser desmotivadora.
Gostaria de saber se pode utilizar-se o termo "termostatizado".
Não encontro nos dicionários, no entanto, ao colocar esta palavra na Internet, aparecem várias páginas onde este termo é utilizado.
Grata pela vossa resposta.
Existe qualquer diferença semântica entre corporal e corpóreo? Em caso negativo, há recomendações de uso preferencial?
Qual a etimologia de cedástico?
Gostaria que me esclarecesse esta dúvida: a palavra certa é conceitual, ou conceptual? Existem as duas? Será que muda o sentido?
Mas vem de conceito, não é, e não de "concepto"?
Tenho a impressão de que os brasileiros só usam a palavra conceitual, mas queria saber qual é a regra na língua portuguesa agora com o acordo ortográfico.
Agradeço-lhe desde já.
Obrigada pelo serviço que nos prestam.
Gostava de saber se radical é adjectivo relacional.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações