Trovejar ou trovoar?
Deve-se dizer "trovejar", "trovoar" ou estão as duas correctas?
Tu vás ou tu vais?
Existirá a expressão "tu vás ?", ou só é correcto perguntar "tu vais?"
Precaver
Precaveja-se contra a chuva ou precavenha-se contra a chuva?Parabéns pela brilhante página!
Fairar/farar
Ouvi há dias que Mestre Aquilino Ribeiro empregara o verbo «fairar», com origem em «faro», sem «i», no sentido de «farejar». Nem o excelente Dicionário «Aurélio», brasileiro, nem a 7ª ed. do «Dicionário da Língua Portuguesa», da Porto Editora, incluem qualquer verbete relativo ao assunto.Transmitam-me, por favor, informação acerca da origem e da evolução semântica desta palavra.
Suspeita ou suspeição?
Tenho cá a suspeita de que "suspeição" (palavra infelizmente tão na moda) é uma palavra adoptada da equivalente inglesa "suspiction". Ou não?
Regulado e regulamentado
Será correcta a utilização do vocábulo regulado em «regulado por normativo», «regulado por decreto-lei»? É que regulado é aquele que provém de régulo, sobado... Não será preferível o uso do termo regulamentado? Ou é precisamente a mesma coisa?
Verbo reaver, ainda mais uma vez
Se é errado dizer «Para que ela "reavenha" o seu anel, terá de juntar dinheiro», ter-se-á sempre de substituir por «Para que ela possa "reaver"...»? O verbo reaver não tem conjuntivo?
Muito obrigado!
A regência do verbo culminar
Minha dúvida é quanto à regência do verbo culminar, pois tanto encontrei «culminar com» quanto «culminar em». Qual seria o correto?
Emprego de «tomara...»
Gostava de esclarecer uma dúvida.
Diz-se «tomara tu ter o que eu tenho» ou «tomaras tu ter o que eu tenho»?
