A classe dos verbos auxiliares modais
O que são verbos modais?
O verbo excepcionar
É correcto dizer-se excepcionada? Envio a transcrição do texto onde aparece:– Decreto-Lei n.º 171/2005, de 11 de Outubro: Nos termos do artigo 14.º da Lei Orgânica das Ordens Honoríficas Portuguesas, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 414-A/86, de 15 de Dezembro, o grande-colar das ordens nacionais é exclusivamente destinado a agraciar chefes de Estado. No entanto, o excepcional e relevantíssimo contributo de Kofi Annan na defesa dos valores da civilização e da causa da liberdade, nomeadamente o extraordinário empenho a favor do direito de autodeterminação do povo de Timor-Leste, justifica, indiscutivelmente, que aquela regra seja excepcionada para que a Kofi Annan, Secretário-Geral das Nações Unidas, possa ser concedido o grande-colar da Ordem da Liberdade...Com cumprimentos.
Verbos abundantes
Conheço as regras de utilização das formas fracas e das formas fortes do particípio passado. No entanto, se apenas as formas fortes se usam como adjectivos, por que soa tão mal dizer «povo opresso» e melhor «povo oprimido»? E neste caso: «A ferida está infectada» está errado, porque o correcto será «A ferida está/ficou/... infecta», verdade? E no caso do verbo agradecer, utilizado na passiva: «A oferta foi-me grata pelo Pedro»? É que só as formas fortes são usadas na passiva e acompanham o verbo «ser»... Haverá alguma outra justificação para o facto de estas situações (que cumprem as regras, segundo penso) soarem tão mal? Será que o uso incorrecto tão frequente nos faz estranhar o que está realmente correcto?
O verbo postar (de "post")
Existe o termo "postar" em português europeu?Tenho visto algumas vezes no sentido de colocar uma mensagem num fórum, por exemplo. Pessoalmente, custa-me muito aceitar uma tradução "aportuguesada" de um termo inglês ["post"], mesmo nesta época em que tudo, ou quase tudo, é aceitável.
O uso do verbo firmar
Em português de Portugal, é correcto o uso do verbo "firmar" em vez de "assinar", para designar a acção de colocar uma assinatura num determinado documento? Obrigada.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
O neologismo pró-ratizada
É com o maior agrado que volto à vossa presença, um espaço como este não pode deixar de estar activo a bem da nossa Língua. Gostaria de saber o significado da palavra "prorratizada" no contexto de pensões de reforma.Com os meus melhores cumprimentos e votos de bom e duradouro trabalho.
A conjugação do verbo renhir
Como se conjuga o verbo renhir? Como o verbo sentir (irregular) ou regular? Por exemplo: "Quando eu renha com minha mãe" (regular) ou "quando eu rinha com a minha mãe" (irregular = sentir -> sinta)? Saudações desde a Galiza, a novena pátria da nossa língua.
O lince... mia
Numa aula onde o tema do momento era "sons emitidos por animais", surgiu a dúvida sobre como se designaria o som emitido pelo lince (nomeadamente o lince ibérico, em vias de extinção). Presumo que "rugir" seja desadequado, pois tenho ideia de que apenas serve para os leões. Fica a questão. Obrigado!
A aceitabilidade de aparecer morto
Faz sentido utilizar o verbo aparecer na frase: «pessoa X apareceu morta»? O verbo aparecer indica movimento, um morto não produz movimento. Não seria mais correcto «foi encontrada morta»?
Sobre o verbo circunscrever
Atento os significados possíveis do verbo "circunscrever", gostaria que me oferecessem exemplos de situações em que pode ser utilizado. Muito obrigado!
