Verbo ougar (linguagem popular) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Verbo ougar (linguagem popular)

Sou brasileira e, entre lindos percursos em terras lusas, mais precisamente em Cinfães do Douro, encontrei uma senhora com uma criança num café afirmando que a criança estava "olgada" por um doce. Pelo contexto deduzi o que seria, mas, não encontrando nada que referisse a esta expressão, fiquei a pensar: será que não teria algo com "água na boca"? Já que o "falar" daquele sítio é um tanto particular, principalmente no que diz respeito à palavra "água", achei que seria uma forma própria, regional. Podem me ajudar? Obrigada!

Flávia Carvalho Brasil 8K

O que ouviu é, de facto, uma forma popular e regional, ougar ou augar, do verbo aguar, que significa, no registo familiar e popular, «adoecer por falta de um alimento apetecido» e se aplica sobretudo às crianças (ver o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, e o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa. A forma ougar é uma evolução de augar, que deriva por sua vez de “auga”, forma popular e regional de água.

Carlos Rocha
Tema: Variedades linguísticas Classe de Palavras: verbo