Verbos transitivos directos predicativos
«Eu achei que a Júlia era muito simpática.»
Neste caso, o verbo «achei» é um verbo transitivo predicativo? Quais as características dos verbos transitivos predicativos?
Supor e pressupor
Como se diz? Supor ou pressupor? No fundo o que eu não sei é o verdadeiro significado de cada uma destas palavras, mas muitas vezes me "soa" mal o uso do "pressuposto".
Os sinónimos de pedir na expressão «pedir emprestado»
É correto escrever «Vimos solicitar emprestado o...»?
A conjugação de pôr e compor
Um aluno colocou a seguinte questão: «..se temos três conjugações, “ar”, “er” e “ir”, então a que conjugação pertencem as palavras “pôr” e “compor”?» O docente explicou que estas não pertencem a qualquer conjugação, mas que tal facto se deve à evolução da linguagem ao longo dos tempos desde as palavras originárias ‘ponere’ e ‘componere’ as quais sofreram mutação ao longo dos tempos. Solicito, pois que me informem se respondi acertadamente ao aluno (pois informei-o de que iria procurar melhor para melhor o esclarecer). Caso o não tenha feito solicito que me esclareçam para melhor poder ensinar.
Apolear
Sou natural de Vila Nova de Gaia, e as pessoas aqui têm o hábito de dizer: «apoleia essa pedra», «vou apolear uma pedra para o mar», etc. Qual é a origem desta palavra?
Regência do verbo acontecer (Brasil)
Achei três exemplos na Internet do verbo «acontecer» numa oração negativa seguido da preposição «de» + infinito pessoal. É a regência do verbo que determina esta construção? Eis os exemplos: 1. «Quase não acontece de um estudante atravessar o corredor para pular na cama de uma colega.» 2. «Quanto ao seu último post, quase não acontece de eu saber o nome das pessoas e elas não saberem o meu.» 3. «... quase não acontece de eles fixarem seus interlocutores de frente.»
O neologismo “farolar”
Há anos que utilizo o verbo “farolar” para significar «acender e apagar os faróis»! Creio que poderia ser um neologismo sem que eu pretenda direitos de autor...
A sintaxe de organizar
Gostaria de esclarecer a seguinte dúvida: «O poema está organizado por quatro estrofes.» Para além de, foneticamente, soar mal, qual a razão para não ser aceite estaconstrução? Ou será que é aceitável?
O verbo aparcar (e não “parcar”)
O verbo parcar já entrou no léxico português?
Análise morfológica de uma forma de desembarcar
Gostaria de saber se a palavra «desembarcou» pode ser considerada derivada por prefixação e sufixação, ou só derivada por prefixação.
