Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: verbo
Paulo Roberto Estudante Barreiro, Portugal 4K

Na frase «Precisamos, por conseguinte, de caracterizar em que consiste a beleza do mundo», «em que consiste...» é a expressão correcta, ou pode/deve ser substituída pelo seu equivalente «no que consiste...» (questão de estilo) ou, ainda, por «em que é que consiste...»?

Obrigado.

Alda Durães Tradutora Porto, Portugal 3K

Conjugando-se o verbo ruir como contribuir, é possível usar a forma "rui" (3.ª pessoa do singular do presente do indicativo), ou deve a mesma ser substituída por «está a ruir», por exemplo?

Muito obrigada pelo vosso esclarecimento.

Rafael Oliveira Técnico Manaus, Brasil 6K

Na frase «Um tiroteio de mensagens escritas tende à catástrofe», a forma verbal que pode ser usada para substituir o verbo em destaque mantém a mesma regência?

Carlos Lopes Informático Coimbra, Portugal 2K

O verbo refrescar exige conjugação reflexa? Quando nos é pedido para conjugarmos este verbo, temos obrigatoriamente de o fazer? Não se pode dizer «eu refresco, tu refrescas...»? Tem de se dizer «eu refresco-me, tu refrescas-te...»?

Deixo um agradecimento sincero por todo o vosso trabalho neste sítio e um outro antecipado pelo esclarecimento da minha dúvida!

Neta Santos Aposentada São Paulo, Brasil 10K

Quando se usa provavelmente, o verbo seguinte irá para o subjuntivo, como no exemplo abaixo?

«Provavelmente, os homens mais poderosos já foram...»

Obrigada.

Isabel Santos Professora Coimbra, Portugal 4K

Em linguagem popular é costume dizer, por exemplo, «bacalhau dessado». O verbo "dessar" existe, ou trata-se de uma deturpação de dessalgar?

Mercedes Fernández Poza Médica Zafra, Espanha 6K

O que é "desmóçar"? Eu acho que não existe e que é uma invenção do autor Mia Couto. O que é que pensam?

Rita Santos Animadora cultural Carnaxide, Portugal 6K

Numa prova de língua portuguesa a que tive acesso era solicitado o seguinte: «Identifique e descreva os problemas de língua presentes na seguinte frase: "Um motociclista morreu ontem na sequência da moto em que seguia ter sido embatida por um camião."»

Na verdade, pese embora eu formulasse a frase de forma bem distinta, «um motociclista morreu ontem na sequência de um camião ter embatido na moto em que seguia», não consigo identificar e descrever qual é a incorrecção.



Luís Domingues Estudante Leiria, Portugal 8K

Eu ando a relembrar os verbos irregulares para a prova de aferição, e gostaria de saber se o verbo sorrir, no presente do indicativo, na 2.ª pessoa do singular, fica: vós sorris, ou vós sorrides.

Luciano Eduardo de Oliveira Professor Botucatu, Brasil 7K

Só gostaria de deixar o meu comentário: as formas "fôsteis" e "estivésteis" também poderiam ser fruto do contato com o espanhol, que diz fuisteis e estuvisteis na segunda pessoa do plural, partindo do pressuposto que se trata de áreas fronteiriças. Se não forem áreas contíguas, naturalmente não terá sentido a minha teoria.