A regência do verbo resgatar
Agradeço que me esclareçam sobre o modo mais correcto de dizer:
a) «... nem um gesto nem uma palavra conseguem resgatá-lo à banalidade»
ou
b) «... nem ... .... ... resgatá-lo da banalidade»
Qual das preposições é mais correcta?
Muito obrigada.
O uso de empatar (referido ao futebol)
A dúvida é se posso dizer que uma partida de futebol está empatando mesmo estando em 0 a 0. Exemplifico com a própria situação que me motivou a dúvida:
Estava assistindo a uma partida de futebol quando minha namorada questionou o placar. Respondi que o meu time estava empatando, mas ela reclamou que a partida não poderia estar empatando porque estava em 0 a 0 e se estava empatando teria que estar 1 a 1 e um dos dois times ter acabado de empatar.
Obrigado pelo grande serviço prestado e único.
A sintaxe do verbo constituir
Estou a rever um resumo de mestrado, e a colega usou a seguinte frase: «Este trabalho visa estudar..., constituindo-se um estudo exploratório.» O uso do reflexivo está correcto? Não seria necessário escrever «constituindo-se como um estudo» ou, em alternativa, «constituindo um estudo»? Reparei que há diversas ocorrências com esta expressão na Internet, mas são sobretudo de páginas em português do Brasil. Alguém poderia esclarecer-me esta situação?
Muito obrigada!
Seguir e continuar
Em que casos seguir não é o mesmo que continuar?
Os elementos morfológicos da palavra estavam
Queria saber os elementos morfológicos da palavra estavam, e também qual é seu radical, vogal temática, desinência modo-temporal e desinência número-pessoal.
O particípio passado do verbo baixar
A expressão «eu tinha baixo o preço» está correcta?
Como se conjuga este verbo no particípio passado?
Desde já obrigada.
O uso do verbo catapultar
Posso utilizar o verbo catapultar no seguinte contexto: «com o catapultar das novas tecnologias...»?
A frase «Eu gosto de chocolate» na forma passiva
Como fica a frase «Eu gosto de chocolate» na forma passiva?
O uso da palavra capitalizar
Gostaria de saber em que contexto posso utilizar a palavra capitalizar.
Diferença semântica entre os verbos provar e experimentar (comida)
Sou professora de Português no estrangeiro e após ter feito uns exercícios sobre a utilização dos verbos tentar, provar e experimentar alguns alunos questionaram-me acerca das diferenças entre os verbos provar e experimentar quando se fala de comida.
Como exemplo, utilizei alguns exemplos do caderno de exercícios do livro Português XXI, 2:
«Este arroz está uma delícia. Não queres provar?»
«O senhor já provou bacalhau à Gomes de Sá?»
A minha explicação foi que, quando se trata de alimentos, o mais correto é utilizar provar em vez de experimentar, mas eles disseram-me que uma professora anterior tinha-lhes dito para usarem experimentar.
Existe alguma regra para o emprego destes dois verbos?
Obrigada.
