Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: quantificador
Jacinto Braga Economista Setúbal, Portugal 4K

Gostaria de saber a vossa opinião acerca da gramaticalidade das seguintes frases:

(a) Um terço das mulheres presentes está grávida.

(b) Das mulheres presentes, um terço está grávida.

Este assunto foi discutido [num] fórum. O que se passa nestas frases é que temos uma concordância mista: um adjetivo, grávida, que concorda em número com o sujeito gramatical, «um terço das mulheres/das mulheres, um terço», e em género com o sentido desse sujeito, que são várias mulheres (coisa que tenho visto designada por concordância siléptica).

[O] vosso artigo "Concordância total e parcial ou atrativa" discute uma concordância “mista” (global em número, atrativa em género) no caso de um sujeito composto por uma lista de nomes, e diz que há gramáticos que a admitem. Não me parece grande acrobacia adaptar essa concordância “mista” às minhas frases acima. Mas gostaria de saber se isto é considerado aceitável ou até mesmo recomendável face a alternativas como «das mulheres presentes, um terço está grávido/estão grávidas».

Aida Afonso Jorge Jornalista Luanda, Angola 15K

O termo "triliões" existe? E quanto vale, de facto, 1 trilião?

Como vejo escrito com sentidos diferentes  em Angola,  no Brasil e em Portugal...

Agradeço a ajuda.

Ricardo Almeida publicitário Recife, Brasi 12K

A grafia correta é quatrilhão, ou quadrilhão? São sinônimos?

Luís António Moreira Borges Pereira Professor Coimbra, Portugal 6K

Acabei de ler um artigo vosso que me pareceu confirmar a minha ideia de que, na frase «às sete da tarde levanto a tenda», a palavra sete é simplesmente um numeral, mas gostaria que ajudassem a ter a certeza.

Assim, mesmo que sete equivalha a «sete horas», como não está verbalizado, não posso afirmar de todo que «da tarde» é um complemento do nome...?

Obrigado pelo vosso trabalho.

Alexandra Mendes Professora Coimbra, Portugal 10K

Na frase «os cavalos comeram poucas peras», poucas é advérbio de quantidade, ou é um quantificador?

Diana Vieira Desempregada Lisboa, Portugal 10K

Porque se diz «cento e um» e não «cem um»? Porque muda a palavra?

Graciete Silva speech project manager Zurich, Switzerland 8K

Caro Ciberdúvidas, gostaria de solicitar a vossa ajuda nas seguintes questões: Como é que se pronuncia 1,2 mi? Há diferenças entre o PTP e o PTB?

a) uma vírgula duas milha; b) uma vírgula duas milhas; c) um vírgula dois milha d) um vírgula dois milhas

Obrigada pela vossa ajuda.

Polyana Prates de Oliveira Plais Professora Belo Horizonte, Brazil 13K

Na frase «embora ele tenha detalhado cada ponto de Lisboa», a expressão «cada ponto de Lisboa» poderia ser substituída pelo pronome oblíquo os de modo que a frase ficasse «embora ele os tenha detalhado»? Ou nesse caso a regra da concordância com o pronome indefinido cada é imperativa?

Agradeço desde já a atenção!

Cláudia Rodrigues Estudante Porto, Portugal 33K

Sei que 18 tanto se pode ler "dezôito" como "dezóito" e que ambas estão corretas, fiz várias pesquisas e em tempos encontrei uma justificação diferente que já não consigo encontrar. É mesmo só por motivos regionais, ou há mais alguma justificação? Porque em piada é bastante comum ouvir dizer «então porque não se diz "biscóito" em vez de "biscoito"?» Foi só porque alguém não se "lembrou" de começar a dizer dessa forma e não de outra? Fica a questão...

Obrigada.

Rui Ramos Jornalista Luanda, Angola 13K

Escreve-se «16 avos de final», «16 avos-de-final», «dezasseis avos-de-final», ou «dezasseis avos de final»? Ou todas as expressões são incorrectas?