«Clépsidra» ou «clepsidra»?
No Vocabulário Ortográfico e Remissivo da Língua Portuguesa, Gonçalves Viana abona a forma "clépsidra", ao passo que o actual Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, embora a registe, sobre ela anota que é uma variante «não preferível de 'clepsidra'». No entanto, Rebelo Gonçalves, no seu ainda inultrapassável Vocabulário da Língua Portuguesa, consigna a acentuação paroxítona, não deixando, porém, de acrescentar que se trata de uma «acentuação consagrada pelo uso: a correcta seria 'clépsidra'».
Posto isto, duas são as minhas questões: 1.ª – Hodiernamente, ainda coexistem as formas proparoxítona e paroxítona,conforme se depreende do constante do Dicionário Houaiss? 2.ª – Em que regra se fundaram Gonçalves Viana e Rebelo Gonçalves, ao reputarem como correcta a forma "clépsidra"?
Antecipadamente grato,
N.E. O consulente escreve segundo a norma ortofráfica de 1945.
A grafia de cicloperegrinação
Deve escrever-se "ciclo-peregrinação" ou "cicloperegrinação"?
Os radicais de digressão, regressão e progressão
Qual o radical das palavras digressão, regressão e progressão?
Aridade
Algumas vezes, por estar num curso de engenharia, ouvi falar na palavra «aridade», mas nunca a encontrei num dicionário. É do domínio da programação informática e, penso, da matemática. Podem esclarecer-me? Obrigado por mais uma consulta ao muito útil Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
O regionalismo ritas
Por ter introduzido a expressão na pesquisa e desconhecendo por onde vem a resposta, solicito ajuda (esclarecimento), sobre tal palavra, pois na minha aldeia (Malpica do Tejo), ritas = cócegas. Verdade?
Guileje (e não "Guiledje")
Povoação no Sul da Guiné-Bissau, na região de Tombali, junto à fronteira com a Guiné-Conacri, Guileje foi um importante aquartelamento das tropas portuguesas durante a guerra colonial.
Construído em 1964, foi sitiado e tomado pelo PAIGC em 22 de Maio de 1973. No tempo do colonialismo, escrevia-se Guileje (vd. página com a carta da Guiné dos Serviços Cartográficos do Exército (1961). Os guineenses e os cooperantes portugueses na Guiné-Bissau têm hoje tendência para escrever Guiledje ou até Guiledge.
Vd. por exemplo:
http://didinho.no.sapo.pt/guinegadamael.html http://www.adbissau.org/projectoguiledje.php
Pergunto ao Ciberdúvidas: qual é a grafia correcta?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Videovigilância
Escreve-se videovigilância, video-vigilância ou ainda video vigilância?
O plural de banto
Gostaria que me informassem qual o plural de banto (bantu) (identificativo de cultura, povo, elemento étnico), pois, segundo a etimologia da palavra, ba = plural; ntu = homem.
Obrigado.
O nome do habitante de uma vila
Como se chama o habitante de uma vila? E qual o seu feminino?
A palavra chassi
Existe alguma alternativa a "chassis"?
