O uso de juro no singular e no plural
A palavra "juros" (ref. a finanças) pode ser usada no singular? O certo é dizer que ganhei 1% de juro ou de juros? Um professor doutor falou-me que só deveria ser utilizado no singular. Entretanto, o dicionário Aurélio, que tem lá os seus errinhos..., traz a palavra "juro" referindo-se a finanças. Agradeço e parabenizo novamente a equipe do Ciberduvidas, que muito tem ajudado aos estudiosos da língua portuguesa.
A origem do topónimo Paquetá
Estou interessada em saber a origem da palavra “Paquetá”. Existe algum estudo sobre isso? Obrigada.
O uso da palavra maquinário
Digito relatórios que são gravados em fitas, usando um fone de ouvido e algumas palavras o Word sublinha de vermelho. Sublinhou “pré-definido” e descobri que errei, pois escreve-se “predefinido”; e, para a expressão «para todo aquele maquinário», sugeriu maquinária. Existe e está correta a palavra "maquinário"? Muito obrigada.
Salinação = «contaminação de altos teores de sais»
Agradecia o vosso esclarecimento quanto à palavra correcta para reflectir a contaminação de lençóis freáticos através de altos teores de sais. Podem-se usar as duas formas apresentadas? Obrigado.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Ainda os substantivos epicenos
No que diz respeito às aves, os ingleses costumam usar a expressão "King of Birds" para designar a águia-real (“Golden Eagle”) que, no seu entender, ocupa o lugar cimeiro na hierarquia dos vertebrados alados. No caso português, a águia-real também ocupa esta posição de topo, contudo ninguém usa a expressão "Rei das Aves", sendo porém frequente ler-se "Rainha das Aves" para designar esta espécie (ou outras águias). Em meu entender, este é mais um daqueles casos em que se mistura género com sexo. Ou seja, como a palavra "águia" é do género feminino (mesmo para as águias-machos), atribuiu-se-lhe o termo "rainha" (que apenas se aplica a fêmeas, logo é um termo de género e sexo feminino, por assim dizer). Em rigor, e por muita confusão que isso possa fazer, julgo que escrever "A águia é o rei das aves" é perfeitamente correcto. Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
O uso da palavra carolice
Oficialmente existe a palavra «carolice»? Pesquisei no Ciberdúvidas e só encontrei um artigo com uma referência a esta palavra.
A diferença entre maçã e pêro, de novo
Permito-me discordar da explicação dada pelo Prof. Fernando V. Peixoto da Fonseca sobre a diferença entre maçã e pêro. Só a tal me atrevo, por se tratar de uma questão de botânica e não de português. A espécie ou o fruto é só um, a maçã, com inúmeras variedades. Em algumas zonas do País, nomeadamente no Norte, a todas elas se dá o nome de «maçã». Noutras, a algumas dessas variedades, por exemplo, a "golden", dá-se o nome de «pêro». Portanto, se alguns lisboetas disserem que «pêro» e «maçã» são frutos diferentes, estão errados. Não o são. Se na ementa de um restaurante estiver escrito que há, de fruta, bananas, morangos e pêros, está correcto; Mas se estiver escrito que há bananas, morangos, pêros e maçãs, está errado (mistura-se espécies com variedades). Todos os pêros são maçãs, mas nem todas as maçãs são pêros.
A forma e o sentido de obsolescência
Gostaria de saber qual o vocábulo mais adequado para designar a qualidade daquele ou daquilo que se tornou obsoleto. Em alguns dicionários encontro «obsolência» e não «obsolescência», noutros o seu contrário. E estou a falar de dicionários como o Houaiss, o da Academia das Ciências, o Cândido de Figueiredo e outros. Há uma resposta anterior, vossa, que só refere «obsolescência». Obrigado.
O uso do plural de lixo
Gostaria de saber se existe o plural da palavra «lixo».
O uso do aumentativo de fogo
Gostaria de saber o aumentativo de fogo.
