Veterotestamentário
Gostaria que me informassem do significado de veterotestamentário.
Fico antecipadamente reconhecida pela atenção.
Origem da expressão «letras garrafais»
Qual a origem da expressão «letras garrafais»?
A origem da palavra turismo e o neologismo turismofobia
Qual a origem da palavra turismo?
Bia
Sou pai de uma menina de nome Beatriz. Na entrada O hipocorístico de Beatriz, refere-se Bia (com i) e não "Bea" (com e) como a hipótese correcta, sem, contudo, ser apresentada, ao que me parece, uma explicação lógica. Qual é afinal a argumentação para se escrever com i quando Beatriz se escreve com e?
Extracção + remover
Como devo dizer correctamente: «houve remoção de um corpo estranho da cavidade oral» ou «houve extracção de corpo estranho da cavidade oral»?
Farfalhar, farfalheira, farfalho/a
Como chamamos normalmente ao rumor/som das folhas a ser pisadas? Os termos farfalho ou farfalhar são correctos?
Etimologia de diplomacia
Parabéns pelo novo grafismo e oxalá nova visibilidade seja merecida pelo vosso trabalho.Gostaria que me elucidassem sobre a origem etimológica da palavra diplomacia e seus derivados.Obrigado.
A sigla C. R. C.
Estou a fazer uma tradução de teor jurídico e aparece a sigla C. R. C., no seguinte contexto: «enviar os C. R. C. dos arguidos». A que corresponde essa sigla?
Obrigada.
Meias-calças
Recentemente colocaram-me a seguinte questão: deve-se dizer «Vou comprar uma meia-calça?» ou «Vou comprar umas meias-calças?»
Niilismo, outra vez
Se a palavra niilismo deriva do termo latino nihil, que se pronuncia "niquil", por que motivo a língua portuguesa adoptou o termo niilismo e não "niquilismo"?
Se a língua portuguesa importou da língua francesa o termo niilismo, que por sua vez a tinha recebido da língua latina, porque adoptou aniquilar, aniquilamento, etc. e não respeitou o mesmo critério devendo ficar "aniilar", "aniilamento", etc.?
Obrigado desde já pelo esclarecimento.
