DÚVIDAS

Bia

Sou pai de uma menina de nome Beatriz. Na entrada O hipocorístico de Beatriz, refere-se Bia (com i) e não "Bea" (com e) como a hipótese correcta, sem, contudo, ser apresentada, ao que me parece, uma explicação lógica. Qual é afinal a argumentação para se escrever com i quando Beatriz se escreve com e?

Resposta

 Os hipocorísticos (palavra a que se dá uma intenção de carinho) em português apresentam recursos formais característicos, como o uso de sufixos diminutivos (Antoninho, Luisinha), o uso de sufixos aumentativos (Luisão), o uso de truncamentos (Cristo, por Cristóvão; Bia, de Beatriz), ou o uso de redobros silábicos como Cacá, por Carlos.  

A palavra Bia é o hipocorístico ou diminutivo, em português, de Maria e de outros nomes como Beatriz. A forma Bea é utilizada em espanhol.

Em português, da truncação de Beatriz, Bea passou a grafar-se Bia uma vez que se pronuncia B[ja], e a maior parte das palavras que terminam com a fonia [ja] são grafadas com ia.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa