Gostaria de saber qual a forma correta para escrever a frase abaixo e o porquê.
1 — «Verificação da conformidade dos valores...»
2 — «Verificação se os valores estão em conformidade...»
Sempre discuto com meu colega de trabalho que a forma 2 está errada.
Qual é a diferença entre chouriço e chouriça?
Já procurei em vários dicionários e esta palavra não aparece em nenhum. No entanto, gostaria de saber que nome se dá a uma pessoa que baptiza algo ou alguém. Baptizador/a será um vocábulo assim tão errado?
Obrigado.
Diz-se deflorestação, ou desflorestação?
A minha pergunta tem que ver com uma nova designação de aulas na universidade. As aulas de apoio tutorial, em que um professor se reúne com um grupo pequeno de alunos, têm tido várias designações e não sei qual a correcta. Do inglês vem o "tutorial classes" e em português há quem use aulas tutoriais, aulas tutóricas, ou tutorias. O objectivo é ter o paralelo para aulas teóricas, teórico-práticas, aulas práticas e agora aulas tutoriais(?).
Agradeço os esclarecimentos que me possam fornecer.
Penso que, de acordo com as regras do plural das palavras compostas, o plural de balão-sonda será balões-sonda (ou balões-sondas se não considerarmos o segundo substantivo como determinante). Porém, o dicionário online da língua portuguesa da Priberam indica como plural balão-sondas.
Gostaria que me esclarecessem.
Obrigado.
Como se forma o plural da palavra spam?
Muito obrigado.
Em palavras como menino/menina, posso considerar -o e -a vogais temáticas, além de desinências de gênero?
Acerca da grafia do plural de pêra (fruto), verifiquei que alguns dicionários o apresentam sem acento gráfico (peras), mas o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, e o Grande Dicionário da Lingua Portuguesa, de Morais, por exemplo, continuam a apresentá-la com acento circunflexo (pêras), como era, aliás, de tradição. As minhas perguntas: Qual foi a autoridade reguladora da língua portuguesa que determinou a eliminação do acento gráfico no plural em questão? Houve algum acordo ortográfico ultimamente que me tenha passado ao lado?
Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.
«Boa festa», ou «Boas festas»? «Boa Páscoa», ou «Boas Páscoas»? Qual a diferença? As duas utilizações são correctas? Quando utilizar uma e quando a outra?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações