A definição de gíria e a de calão
Qual a definição de gíria? E a de calão? Será que gíria e calão são sinónimos?
Hífen: homem-lobo e "mulher-Atena"
O que justifica (ou não) o emprego de hífen na formação das seguintes palavras: "homem-lobo"; "mulher-Atena", ou "mulher Atena" (mulher em que predominam características da deusa Atena)?
Obrigada.
O antónimo de instalação
Qual o contrário de instalação?
Trabalho numa empresa que, entre outros, presta um serviço de instalação de equipamentos (ex.: audiovisuais) em regime de aluguer. Quando os recolhemos (após o aluguer), estamos a "desinstalar"?
A origem do substantivo mesa
Qual a origem da palavra mesa?
O aumentativo da palavra relógio
Qual o aumentativo da palavra relógio?
O masculino de rã
Qual é o masculino de rã?
A grafia do inglês fast-food
Seria possível esclarecem-me uma dúvida: fast food deve aparecer junto ("fast-food"), em itálico, ou separado ("fast food")?
Obrigada.
«Lanterna dos afogados»
Antes de mais, parabéns pelo sítio!
A minha dúvida é a seguinte: a palavra lanterna em português falado no Brasil assume o mesmo significado que em Portugal, ou tem ainda outros significados? A minha dúvida surgiu ao ouvir uma música de uma cantora brasileira [Cássia Eller] com o título Lanterna dos Afogados.
Muito obrigada!
Sobre a palavra eponímia
Tenho uma dúvida quanto à palavra eponímia. O termo designa a palavra formada a partir de um epónimo, ou antes a função/o mecanismo através do qual um epónimo empresta o seu nome a algo? O dicionário online da Priberam dá-nos a primeira indicação, mas eu estava convencido de que a segunda também se aplicava.
Muito obrigado.
O processo de formação de papelote
Qual é o processo de formação da palavra papelote?
Obrigada.
