Gostaria de saber os aumentativos das palavras caixa e roupa.
Obrigada.
A palavra ameia designaria aquela saliência dentiforme no cimo de muralha de castelo, ao passo que merlão seria o espaço entre duas ameias? Ou seria o contrário?
Faço-vos esta consulta, pois, a meu ver, os dicionários não nos fornecem uma definição clara, inequívoca sobre as duas palavras em apreço. Se se comparam as definições dadas pelo Porto Editora e pelo Aulete Digital, ambos dicionários eletrônicos em linha, tem-se a impressão que um dá uma definição que é inversa da do outro para o mesmo vocábulo.
Quanto à palavra adarve, ela é, segundo os léxicos, o nome daquele caminho estreito no topo das muralhas. No caso de ser uma passagem mais larga, como a da Muralha da China, também se chamaria adarve, ou teria outro nome?
Mais uma vez, muitíssimo obrigado.
Muito agradecia que me esclarecessem sobre a maneira correcta de escrever em português velociraptor, um dos dinossauros do Cretáceo. Não deveria ser "velocirraptor", dado o erre estar entre duas vogais e a sua pronúncia ser, invariavelmente, "velocirraptor"?
Renovo os meus agradecimentos e aproveito o ensejo para vos cumprimentar e vivamente vos elogiar, pelo excelente e já imprescindível serviço que prestam à língua portuguesa!
Ao pronunciarmos a palavra Egipto, é correcto pronunciarmos a letra p? Pois quando falamos da nacionalidade egípcia, a letra p é vocalizada.
Qual a forma mais correcta de designar o piso tradicional japonês? "Tatame", ou "tatami"? E como se forma o plural? Tem plural, ou será como bonsai?
Qual o nome de um natural de Mem Martins? E do Algueirão?
Busco a origem e/ou p significado do nome Plistina.
Obrigado.
O sufixo -ão, às vezes sozinho, às vezes antecedido de outros sufixos e elementos de ligação, funciona como aumentativo, mas casos há em que o mesmo, ao que tudo indica, faz, pelo contrário, o papel de um sufixo diminutivo. Alguns exemplos: calção (calça pequena, curta), pontilhão (ponte pequena, de pouca extensão), caravelão (pequena caravela), talvez também em torreão, que, salvo engano, é a menor torre de um castelo.
Os nobres consultores confirmam que o sufixo supramencionado tem mesmo a função diminutiva em alguns casos? Se sim, poderiam apresentar outros exemplos?
Muito obrigado.
Gostaria de saber quais os antónimos das palavras magnânimas e inepto.
Obrigado.
Por mais que pesquise, não consigo encontrar a origem da palavra logradouro. O interesse em conhecer a etimologia desta palavra está directamente ligado ao tentar entender como usavam os antigos o espaço envolvente das casas.
Grato pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações