Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Contrastes de género
Sónia Abreu Portugal 13K

No caso de um nome de uma empresa, Proinov, o género é masculino ou feminino? Dizemos a Proinov (subentendendo a empresa) ou o Proinov, por a terminação sugerir masculino?

Grata pela atenção!

Luísa Chade Jurista Lisboa, Portugal 43K

Da consulta que fiz neste "fórum" constatei que é "pacífico" o entendimento de que uma mulher que exerce as funções de magistrada judicial deve ser designada por juíza. Devo dizer que sempre tive relutância em utilizar tal expressão pois, para além de "não me soar bem", não entendo por que motivo juiz tem de ser um substantivo do género masculino. Parece-me que a palavra juiz comporta perfeitamente ambos os géneros (masculino e feminino), atendendo à sua terminação (-iz). Veja-se, por exemplo, as palavras perdiz, raiz, embaixatriz, meretriz, todas elas do género feminino. Do mesmo modo, jamais utilizarei a palavra presidenta (a meu ver, desnecessária e "feia"). Gostaria de saber por que motivo se "convencionou" que juiz é, forçosamente, um substantivo masculino.

Sofia Botas Professora de Biologia Portugal 69K

Gostaria de saber a origem e evolução da palavra homossexual, bem como da utlização da palavra gay para designar homossexual.

Muito obrigada.

Maria Pires Psicóloga Porto, Portugal 42K

Já ouvi muitas vezes, na comunicação social, a expressão "a bebé". "Bebé" não é um substantivo masculino? Penso que, quer estejamos a falar de um bebé do sexo feminino, quer do masculino, teremos de dizer sempre "o bebé". Também não dizemos "o criança"! Estou certa?

Obrigada.

Alfredo Marques Porto, Portugal 40K

O meu filho frequenta o 8.º ano numa escola do Porto. Num teste de Português a professora pediu o masculino da palavra águia tendo o meu filho indicado "águia (macho)". A professora considerou errada a resposta dizendo que a resposta correcta seria falcão. Parece-me que águia e falcão são espécies distintas pelo que, em meu entender, a professora não tem razão.

Gostaria que esclarecessem esta situação.

Obrigado.

J. Firmino Professor Portugal 19K

Agradecia que me explicassem qual o motivo do acento agudo no seguinte exemplo: "dar-lhe-á" no futuro da conjugação pronominal (ás subs; às contracção da preposição "a" mais artigo definido feminino plural "as").

Obrigado.

Belarmino A. Salvado-Barata doutorado em Bioquímica, FCUL Lisboa, Portugal 6K

Diz-se "o" enzima ou "a" enzima e porquê?

Diz -se "o" orbital ou "a" orbital e porquê?

Diz-se "matraz" e porquê?

Escreve-se "metalo-proteína", "metaloproteína" ou "metalo proteína"?

Obrigado.

Carolina Müller professora Brasil 85K

Sou professora e fiquei em dúvida ao responder para meus alunos qual é o plural de cachorro-quente e qual é o feminino de casaco?