Verbo volitivo + se apassivante/indeterminado
A forma: «Por mais dúvidas que se queiram solucionar» é preferível a «Por mais dúvidas que se queira solucionar»?
Agradecida.
«O menino malvado vai estourar o balão da menina»
Eu queria saber se você pode analisar gramaticalmente essa frase: «O menino malvado vai estourar o balão da menina.»
Voz passiva e verbos com regências (chocar, bater, abusar)
Na frase «Ao parar no sinal vermelho, o veículo A foi chocado na traseira pelo veículo B», o verbo chocar foi utilizado de forma correcta?
Orações relativas especificativas?
Gostaria de saber se existem orações relativas explicativas e especificativas. Relativas explicativas sei que sim, mas de especificativas nunca ouvi falar.
Orações subordinadas relativas e completivas
Sou estudante do ensino secundário e desejava esclarecer uma dúvida que surgiu em aula, aquando da explicação das nova TLEBS.
Na frase «A professora [que saiu] ensina espanhol», qual é exactamente, segundo a nova terminologia, a função sintáctica da expressão «que saiu»?
A frase acima citada encontra-se como exemplo de uma oração/frase relativa sem antecedente com a função sintáctica de Modificador Frásico do Grupo Verbal. Acontece que não sei se esta se encontra totalmente correcta, uma vez que aquilo que é modificado é o grupo nominal («A professora»). Não seria a oração «que saiu» uma oração subordinada relativa adjectiva restritiva na antiga terminologia, que restringe a oração «A professora ensina espanhol»?
De modo a esclarecer completamente esta dúvida, poderá a expressão entre parêntesis rectos servir de exemplo de um Modificador Frásico do Grupo Verbal na frase «Ama [quem te ama]»? E em «O comandante anunciou [que havia uma avaria]»?
Aguardo resposta logo que possível. Obrigado.
Concordância com «cada qual»
Reenvio a frase abaixo, solicitando um parecer quanto à correção da oração subordinada:
«Curtas, quase lacônicas, tinham sido as conversas, desenvolvida cada qual numa língua estrangeira.»
Obrigado.
O sujeito de «... haviam se passado cinco minutos»
Cá estou com uma dúvida quanto à forma correta desta frase: «Quando ele chegou haviam se passado cinco minutos.» Gostaria de saber se «cinco minutos» é o sujeito da frase e se, consequentemente, o verbo está flexionado corretamente.
Acontece com uma oração
A pergunta que vos faço é onde se localiza o núcleo do sujeito da 1.ª oração na seguinte frase verbal — «Acontece que os alunos não estudaram suficiente.» Não sei se minha análise está correta, pois se o sujeito da primeira oração é toda a segunda oração, então o núcleo do sujeito é «estudante».
Alguns professores estão em conflito quanto ao núcleo do sujeito da primeira oração; uns dizem que o núcleo do sujeito da primeira é o próprio verbo «acontece»; outros dizem que o verbo está na 3.ª pessoa do singular, portanto oração sem sujeito. Gostaria muitíssimo de saber a correta explicação.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Elementos introdutores de oração subordinada substantiva
Pergunto a vocês: somente as conjunções integrantes que ou se podem encabeçar uma oração subordinada substantiva? É assim que vi na gramática; mas fiquei na dúvida, pois nesta frase o que é pronome interrogativo: «Eu sei que horas são.» Afinal, «que horas são» é ou não uma oração subordinada substantiva objetiva direta?
O sujeito da frase «Neste coração cabe de tudo»
Qual o sujeito da frase «Neste coração cabe de tudo»? Gostaria, além da classificação, de uma justificativa.
Muito agradecido! Admiro muito a sabedoria de vocês.
