Gostava de saber se suspeição e suspeita são palavras sinónimas ou se, pelo contrário, têm sentidos diferentes.
«Ambiente de suspeição», «a suspeição à volta de…», «a entidade X investigada por suspeição de…» — são algumas frases mais ouvidas e lidas ultimamente nos órgãos de informação portugueses.
Será que já fizeram desaparecer da nossa língua a palavra suspeita, com o modismo da suspeição usado para tudo e para nada?
Gostaria de saber se a locução «à memória de» é mais correcta que «em memória de».
É correcto dizer «Pedro não o acreditou»? Não deve ser «Pedro não acreditou nele»?
Existe diferença entre as palavras activista e militante? Se sim, como se pode diferenciar os dois termos? Obrigada.
Obrigado.
Não significam estes verbos «ir buscar»?
Obrigado.
Gostaria de saber como se denomina o serviço de passar a ferro. Vejo escrito por todo o lado "engomadoria", mas fui à procura no dicionário e não encontrei; encontro apenas engomaria.
Saturação, em fotografia, indica a pureza de uma cor. Quando se misturam iguais quantidades de uma cor com a sua complementar obtém-se uma tonalidade neutra, um processo vulgarmente designado por "dessaturação", palavra esta que não encontro em nenhum dicionário de português. Será a palavra correcta? Ou será preferível usar insaturação?
Queria saber a família de palavras de sol e lua.
Obrigada.
Li a frase «Meu irmão foi passear hoje à tarde e ainda não voltou».
A frase me deu muita dor de cabeça. Os tempos verbais usados dessa forma estão corretos? «Foi passear» me parece ser um derivado de alguma conjugação perifrástica (ir + infinitivo, tudo junto no pretérito perfeito?).
Mas ao meu entender («fui/foi passear») se refere a um passado mais "perfeito", mais "passado"; no exemplo aqui, como foi só à tarde que o irmão saiu para um passeio, tenho receios de usar a forma «foi passear». Ou meus receios estão infundados?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações