Sou engenheiro civil e neste ramo surge uma série de termos cujo plural tenho dificuldade em decifrar. Gostaria de saber qual o plural de “estaca prancha” (perfis metálicos de pequena espessura que se cravam no terreno, permitindo criar zonas secas por drenagem de água) e de “estado limite” (nome que se dá ao período final de vida de uma estrutura, antes do seu colapso, ex: estado limite último de uma viga de betão).
Obrigado pela ajuda.
Estive à procura e não encontrei a palavra «golem» em nenhum dicionário de português. Gostava de saber qual a sua origem. No caso de a ter de utilizar num texto, como será o seu plural? «Golems» ou «golens»?
Venho por este meio pedir que me expliquem por que razão os vocábulos “pêra” e “ananás” no plural não são acentuados. Desde já agradeço a vossa explicação.
A palavra "juros" (ref. a finanças) pode ser usada no singular?
O certo é dizer que ganhei 1% de juro ou de juros?
Um professor doutor falou-me que só deveria ser utilizado no singular. Entretanto, o dicionário Aurélio, que tem lá os seus errinhos..., traz a palavra "juro" referindo-se a finanças.
Agradeço e parabenizo novamente a equipe do Ciberduvidas, que muito tem ajudado aos estudiosos da língua portuguesa.
No ambiente técnico das comunicações por satélites (Sistemas Globais de Posicionamento – GPS) costuma utilizar-se a expressão «as observáveis GPS são a pseudodistância e a fase da portadora» querendo significar que aquelas informações são obtidas pelo resultado de observações (i. e. são observáveis pelos receptores dos sistemas) dos receptores daqueles sistemas de navegação.
Pergunto: será legítimo usar a expressão acima referida? Obrigado e desculpem a simplicidade da questão.
Mais uma vez vos contacto para um esclarecimento. Agradeço que me informem qual é o feminino de todo-poderoso. Será todo-poderosa ou toda-poderosa e porquê? Cordiais cumprimentos.
Fiquei contente por ter descoberto no vosso site a explicação da origem da palavra pé-direito, dúvida esta que já originou um pequeno debate com diversos colegas. No entanto, uma dúvida permanece em relação a esta interessante palavra, a dúvida é: Qual o seu plural? Será correcto escrever "o edifício possui diversos pés-direitos"?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Sou professora de Língua Portuguesa e, numa aula, surgiu a dúvida: qual o plural de mal-estar? Mal é uma palavra invarável. Será o plural mal-estares?
Qual o plural correcto da palavra "sultão"? Sultãos, sultães ou sultões?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Disseram-me que falar de «pretensões a» é cometer um erro de sintaxe. É verdade? No dicionário da Academia só encontrei, como exemplos do uso da palavra «pretensões de», mas parece-me que uma frase como «ele tinha pretensões ao trono» é irrepreensível.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações