Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Plural (nomes e adjectivos)
Manuel Cruz Publicitário Lisboa 1K

Em nenhum dos prontuários que consultei consigo encontrar uma resposta para esta dúvida: qual deverá ser o plural de livre-pensador? Livre-pensadores ou livres-pensadores?

João Neto Fernandes Engenheiro civil Portugal 6K

Sou engenheiro civil e neste ramo surge uma série de termos cujo plural tenho dificuldade em decifrar. Gostaria de saber qual o plural de “estaca prancha” (perfis metálicos de pequena espessura que se cravam no terreno, permitindo criar zonas secas por drenagem de água) e de “estado limite” (nome que se dá ao período final de vida de uma estrutura, antes do seu colapso, ex: estado limite último de uma viga de betão).

Obrigado pela ajuda.

Maria Almeida Portugal 11K

Estive à procura e não encontrei a palavra «golem» em nenhum dicionário de português. Gostava de saber qual a sua origem. No caso de a ter de utilizar num texto, como será o seu plural? «Golems» ou «golens»?

Anabela Martinho Professora Chamusca, Portugal 35K

Venho por este meio pedir que me expliquem por que razão os vocábulos “pêra” e “ananás” no plural não são acentuados. Desde já agradeço a vossa explicação.

Sandro Pandolpho da Costa Professor, revisor de textos, funcionário público Espírito Santo, Brasil 38K

A palavra "juros" (ref. a finanças) pode ser usada no singular?
O certo é dizer que ganhei 1% de juro ou de juros?
Um professor doutor falou-me que só deveria ser utilizado no singular. Entretanto, o dicionário Aurélio, que tem lá os seus errinhos..., traz a palavra "juro" referindo-se a finanças.
Agradeço e parabenizo novamente a equipe do Ciberduvidas, que muito tem ajudado aos estudiosos da língua portuguesa.

Manuel G. Soares Portugal 7K

No ambiente técnico das comunicações por satélites (Sistemas Globais de Posicionamento – GPS) costuma utilizar-se a expressão «as observáveis GPS são a pseudodistância e a fase da portadora» querendo significar que aquelas informações são obtidas pelo resultado de observações (i. e. são observáveis pelos receptores dos sistemas) dos receptores daqueles sistemas de navegação.
Pergunto: será legítimo usar a expressão acima referida? Obrigado e desculpem a simplicidade da questão.

Vítor Antunes Portugal 7K

Mais uma vez vos contacto para um esclarecimento. Agradeço que me informem qual é o feminino de todo-poderoso. Será todo-poderosa ou toda-poderosa e porquê? Cordiais cumprimentos.

Fernando Gomes Arquitecto Lisboa, Portugal 22K

Fiquei contente por ter descoberto no vosso site a explicação da origem da palavra pé-direito, dúvida esta que já originou um pequeno debate com diversos colegas. No entanto, uma dúvida permanece em relação a esta interessante palavra, a dúvida é: Qual o seu plural? Será correcto escrever "o edifício possui diversos pés-direitos"?

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Berta Simões Professora de Português Portugal 27K

Sou professora de Língua Portuguesa e, numa aula, surgiu a dúvida: qual o plural de mal-estar? Mal é uma palavra invarável. Será o plural mal-estares?

Luís Santos Portugal 13K

Qual o plural correcto da palavra "sultão"? Sultãos, sultães ou sultões?

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.