Ouvi na TV o dr. Hermano Saraiva dizer: «... os portugueses sempre tiveram muitos nortes e muitos suis ou sules.» Não consegui distinguir qual das formas usou. De qualquer forma, pergunto e agradeço a atenção que me prestarem: existe alguma daquelas formas plural de Sul?
Qual é o superlativo absoluto sintético de solitário? "Solitaríssimo"?
Verbo suprir (presente do indicativo): Eu "supro"; tu "sopres"; Ele "sopre"; Nós "suprimos"; Vós "supris"; Eles "soprem".
É assim que se conjuga?
Por favor, tenho dúvidas ao ensinar para alunos do 8.º ano que o verbo ouvir é um verbo que tem radical ouv, se, no presente do indicativo, tenho eu ouço. Ele é um verbo irregular? Como identificar o radical em verbos irregulares?
Desde já, agradeço.
Qual o plural de médico-legista?
Gostaria de saber qual é o aumentativo de jacaré.
Obrigada.
Morfologicamente, o que é a palavra seguinte? Um adjectivo, advérbio? Por exemplo: «Analisa os seguintes processos.»
Qual é o plural de tez?
Encontrei um "blog" em que diziam que o plural de tez é "tês", mas duvido que seja a forma correcta pois a maior parte das palavras terminadas em -ez, ou formam o plural com -es, como é o caso de vez e vezes, ou não têm plural.
Qual o superlativo absoluto sintético de mágico: "magicíssimo"?
Gostaria de saber qual é o valor aspectual da forma verbal na frase: «D. Sebastião morre em Alcácer Quibir.» Estou a estudar este tema e, no geral, não tive dificuldades, mas ao realizar exercícios tive dificuldade em classificar esta frase. Pesquisei em gramáticas e no site e não consegui desfazer a minha dúvida.
Agradeço desde já atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações