A abreviatura de segunda-feira
Gostaria de saber qual é a forma correta de abreviar a palavra segunda-feira: "seg.", ou "seg"?
Obrigada.
Logografia e legografia
Deve-se falar em «estratégias logográficas» ou «legográficas» quando nos referimos a leituras globais de palavras assentes na forma das palavras?
A literatura relativa a métodos de ensino da leitura usa "legográfico". A pesquisa que fiz remete-me sempre para a palavra "logográfico".
Obrigada.
Determinantes e pronomes, novamente
Eu tenho duas dúvidas em relação a determinantes e pronomes:
1 — Qual a diferença entre determinantes e pronomes?
2 — Os determinantes e os pronomes possessivos e demonstrativos são os mesmos?
Sifilítico, sífilis
Hoje, aconteceu-me uma coisa estranha.
Fui ao dentista e ele disse-me que quando era novo era "suflitico". Não percebi o que queria dizer e quando cheguei a casa procurei no dicionário o seu significado. Mas não o encontrei. Perguntei aos meus pais e eles também conhecem a palavra e disseram ter o significado de «aflito». Ainda gozaram comigo, pois disseram que quando eram novos toda a gente sabia esse significado, e eu ando a estudar e não o descubro. Mas no dicionário não existe. Na Net não encontro nada. Será que essa palavra existe, ou será só utilizada pelo povo?
Agradeço a vossa compreensão.
Indiciação = indiciamento
Qual é a palavra correta para designar o ato de indiciar uma pessoa: "indiciamento", ou "indiciação"?
À volta dos termos inervar e inervação
Uso em linguagem técnica os termos inervar/inervação para denominar a relação de um nervo com um órgão ou tecido, em geral referindo-me a um músculo (por exemplo, o músculo bíceps do braço é inervado pelo nervo músculo-cutâneo). Quando o músculo é privado de seu nervo motor posso dizer "desinervar", "desnervar" ou "desenervar"? Há uma forma preferencial?
E quando ocorre a recuperação do nervo, direi "renervar"? "Reenervar"? "Reinervar"?
Desde já agradeço.
Lipemia e lipidemia
Qual a designação mais correcta: "lipemia", ou "lipidemia"?
Sobre análise morfossintáctica
Eu terei uma prova de Português daqui a três dias, mas não percebi ainda uma coisa:
Em que é que consiste uma análise morfossintáctica? Podem dizer-me todos os pontos que devem ser usados numa dessas análises?
Muito obrigada.
As contrações e variantes de para: pra, prá, pro, etc.
A forma reduzida da palavra para não deveria tornar-se "prá" (com acento), visto que as monossílabas tônicas terminadas em a são acentuadas: pá, vá, cá, má...? E «para o» não deveria tornar-se "prô" (também com acento), como "vô", "pô"...?
Os elementos mórficos de revendedoras e desfilaram
Gostaria de saber a separação e a classificação dos elementos mórficos das seguintes palavras: revendedoras e desfilaram.
