Por exemplo, para a palavra reafirmação, a palavra primitiva é afirmar, ou é "afirma(o)"? Ou seja, para palavras que derivam de verbos, a palavra primitiva é o infinitivo do verbo, ou o verbo conjugado na sua forma mais curta?
Se a palavra primitiva for "afirma(o)", isto quer dizer que, em afirmar, o "r" pode se considerar um sufixo?
Qual é o radical dos verbos ser e ir?
Gostaria de saber afinal qual é a forma mais correcta para designar o cofrezinho com uma ranhura onde se colocam moedas para fazer uma poupança. Mealheiro ou "migalheiro"? Procurei em vários dicionários e li que o correcto era mealheiro, no entanto vi no dicionário de ciências da faculdade de Lisboa e vem migalheiro como sinónimo de mealheiro. Afinal, em que ficamos? Qual o dicionário que devemos ter em conta, isto é, o que oferece mais credibilidade? Porto editora, facul. ciências Lisboa?
Sempre li e ouvi a palavra quisto, na faculdade e em livros e revistas nacionais, mas nos últimos anos tenho lido também "cisto", que me parece um aportuguesamento muito directo do inglês cyst. Gostaria de saber qual é a forma correcta.
"Íctico", ou "ictíico" («próprio de peixe; relativo a peixe»)?
Obrigado.
Tenho dúvidas na correcta ortografia da palavra "hemifaixa", se é escrita na forma anterior, se separada por hífen.
Grato pelo esclarecimento.
Deparei-me recentemente com uma embalagem de manteiga de uma marca muito conhecida, e diz na embalagem:
«Manteiga meia gorda.»
Houve qualquer alteração à gramática, ou isto é um erro?
A palavra "ambientalizar" existe?
Gostaria de saber qual a palavra para o acto de definir critérios. Diz-se "criterização"?
Dou como exemplo conceito, cuja palavra derivada que tem essa função é conceptualização.
Podem ajudar-me?
Obrigado.
Tem sido noticiado que o Acordo Ortográfico preceitua a supressão do acento agudo na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo parar.
(Ele para o trabalho a meio; Para para já esse serviço; Trânsito para a Ponte Vasco da Gama).
Tanto quanto julgo saber não há actualmente qualquer diferença gráfica entre a norma portuguesa e a brasileira no que diz respeito a este verbo. Se é de facto assim, por que motivo se propõe esta alteração?
Fico muito reconhecido.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações