DÚVIDAS

Sobre palavras não registadas em dicionários

Não raro, confronto-me com a necessidade de utilizar palavras que não encontro em dicionários reputados e em que o primeiro problema que se me põe é o da sua existência em português. Haverá algum léxico actualizado que possa ser consultado com facilidade? (Procurei na página da Internet do Instituto de Lexicologia e Lexicografia e nada encontrei, o que não me admirou por parte de um instituto que esteve na elaboração de um dicionário, o da Academia das Ciências de Lisboa, onde faltam dezenas e dezenas de vocábulos relativamente correntes.)

Resposta

De facto, não existe um dicionário que possa contemplar todas as palavras de uma língua. Constantemente surgem palavras novas, um dicionário está sempre a ser actualizado, já que a língua está em constante renovação.

O dicionário em que o consulente pode encontrar o maior número de palavras é o dicionário Morais 10.ª ed. 1941/1959, e ainda o Dicionário Houaiss. Obviamente que muitas palavras não constarão. Pode, ainda, consultar a existência de léxico na MorDebe (Base de Dados Morfológicos do Português).

Relativamente ao dicionário que o consulente refere, a nomenclatura é mais pequena do que aquela que os usuários gostariam de encontrar; penso, no entanto, que a elaboração de um dicionário parte de opções que os seus autores têm de tomar. Como já referi, não me parece que algum dicionário possa contemplar todas as palavras de uma língua; por muito completo que ele seja, haverá sempre palavras que ele não comportará.

No Ciberdúvidas, na rubrica O Nosso Idioma, pode encontrar o artigo Os dicionários de língua, da autoria da professora doutora Margarita Correia (ILTEC), que fala precisamente sobre os dicionários, artigo que poderá contribuir para um melhor esclarecimento no que diz respeito à observação do consulente.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa