A formação de releitura
A palavra «releitura» existe? Posso considerá-la uma palavra derivada por prefixação de leitura (= re- + leitura)? Obrigada.
Sobre uma forma popular do pronome clítico os
Estou a rever um livro que tem muitas palavras em calão, e estou na dúvida se acentuo ou não as formas verbais, porque elas deixam de ser esdrúxulas; ex.: «podíamozos» (neste caso não sei se é uma falsa esdrúxula e se posso acentuar) e «passavamozos». Agradecia a maior brevidade possível na vossa resposta, obrigada!
Ainda sobre sismólogo
As desinências "-logista" e "-logo" são diariamente usadas. No entanto, nas especialidades médicas, em português, usa-se mais, freqüentemente, "-logista", e em "espanhol" (castelhano e catalão) "-logo". Porquê, se, de acordo com a vossa resposta [de 10/01/06], se infere o contrário?
Agradeço me ensinem! Saudações
Exemplo de futuro perifrástico (negativo)
Podiam-me explicar algo sobre o emprego da forma perifrástica, numa frase como «... caso Cavaco chegue à Presidência de República (não irá) "chatear" J. Sócrates...», em vez de «... vai "chatear"...? Qual é a diferença?
Pela resposta, obrigado.
A natureza das alterações provocadas pelos prefixos
Os prefixos em português caracterizam-se por modificarem a categoria gramatical da base e/ou por terem valor lexical?
A locução «de manhã»
Por que não existe a locução "à manhã" e só "de manhã", enquanto existe "à noite" e "de noite", "à tarde" e "de tarde"?
Muito obrigada.
Formas sincréticas
As «formas sincréticas» podem considerar-se como verdadeiros arcaísmos ou são simplesmente variantes de grafia e pronúncia do mesmo vocábulo? Agradecia que desenvolvesse mais e melhor a questão, uma vez que estas formas são muito usuais e, por vezes, suscitam dúvidas.
As origens do anglicismo “outdoor”
Procuro as origens da palavra “outdoor”, em Portugal, palavra de que nos apropriamos para significar «grande cartaz de rua». Muito obrigado.
Um caso de oração completiva com o verbo pensar
Na frase «penso que irás conseguir», a palavra «que» é – uma conjunção consecutiva – um pronome relativo – uma conjunção integrante – uma preposição?
A palavra lobista
Visto que já adoptamos a palavra “lóbi” para designar um grupo de interesses, como se designa a pessoa que exerce essa influência? “Lobista” ou “lóbista”?
Agradecia uma resposta.
