Ainda sobre sismólogo
As desinências "-logista" e "-logo" são diariamente usadas. No entanto, nas especialidades médicas, em português, usa-se mais, freqüentemente, "-logista", e em "espanhol" (castelhano e catalão) "-logo". Porquê, se, de acordo com a vossa resposta [de 10/01/06], se infere o contrário?
Agradeço me ensinem! Saudações
Exemplo de futuro perifrástico (negativo)
Podiam-me explicar algo sobre o emprego da forma perifrástica, numa frase como «... caso Cavaco chegue à Presidência de República (não irá) "chatear" J. Sócrates...», em vez de «... vai "chatear"...? Qual é a diferença?
Pela resposta, obrigado.
A natureza das alterações provocadas pelos prefixos
Os prefixos em português caracterizam-se por modificarem a categoria gramatical da base e/ou por terem valor lexical?
A locução «de manhã»
Por que não existe a locução "à manhã" e só "de manhã", enquanto existe "à noite" e "de noite", "à tarde" e "de tarde"?
Muito obrigada.
Formas sincréticas
As «formas sincréticas» podem considerar-se como verdadeiros arcaísmos ou são simplesmente variantes de grafia e pronúncia do mesmo vocábulo? Agradecia que desenvolvesse mais e melhor a questão, uma vez que estas formas são muito usuais e, por vezes, suscitam dúvidas.
As origens do anglicismo “outdoor”
Procuro as origens da palavra “outdoor”, em Portugal, palavra de que nos apropriamos para significar «grande cartaz de rua». Muito obrigado.
Um caso de oração completiva com o verbo pensar
Na frase «penso que irás conseguir», a palavra «que» é – uma conjunção consecutiva – um pronome relativo – uma conjunção integrante – uma preposição?
A palavra lobista
Visto que já adoptamos a palavra “lóbi” para designar um grupo de interesses, como se designa a pessoa que exerce essa influência? “Lobista” ou “lóbista”?
Agradecia uma resposta.
Os determinantes, de novo
Na expressão «O teu pai e o meu....» – creio [ter dúvidas]. No caso de "o" e "teu " antes de “pai”, o primeiro é um determinante artigo definido, e o segundo, determinante possessivo. Em relação a "meu", este é um pronome possessivo, mas se "o" antes de "meu" acompanha um pronome e não há nenhum nome, deixa de ser determinante artigo definido ou passa a ser só artigo definido?
A expressão do futuro em português europeu
Gostaria que me esclarecessem esta minha dúvida. Por vezes ao referir-me ao futuro não sei como conjugar o verbo pois tanto ouço dizer "irei procurar" como "procurarei". Assim a minha questão é: Qual a forma correcta? Os meus parabéns pelo vosso site!
