A palavra lobista - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A palavra lobista

Visto que já adoptamos a palavra “lóbi” para designar um grupo de interesses, como se designa a pessoa que exerce essa influência? “Lobista” ou “lóbista”?

Agradecia uma resposta.

Margarida Parreirão Copidesque Portugal 5K

Lobista é a forma que deve assumir este derivado de lóbi (aportuguesamento do inglês lobby). Manter o acento agudo da base resultaria numa palavra esdrúxula, “lóbista”, o que não tem lógica nenhuma: basta lembrar o caso de táxi, do qual se deriva taxista e não “táxista”.

Refira-se ainda que a palavra está dicionarizada. Surge no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2004), como lobista, significando «indivíduo que faz “lobby”». Neste dicionário regista-se ainda lobismo, com o mesmo significado que “lobby” ou lóbi, «atividade de pressão de um grupo organizado (de interesse, de propaganda etc.) sobre políticos e poderes políticos, que visa exercer sobre estes qualquer influência ao seu alcance, mas sem buscar o controlo formal do governo; campanha […]».

Carlos Rocha
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Campos Linguísticos: Neologismos; Estrangeirismos