Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Carlos Santos Oficial Lisboa, Portugal 12K

Quero saber qual o antónimo do verbo exceder.

Obrigado.

Maria Figueiredo Estudante Lisboa, Portugal 7K

A palavra observabilidade existe?

Haroldo Jorge Neves Pinheiro Funcionário público Valença, Brasil 5K

Li um texto em meu trabalho e comentei que as palavras "ressignificação", "reelaboração" e "oportunizar" não existem, mas não acreditaram, mesmo dizendo que não achei nada parecido em nenhum dicionário.

Agradeço um possível esclarecimento de vocês.

Alice Gonzaga Reformada Casal de Loivos, Portugal 8K

É frequente ouvir-se que o antónimo de seco é molhado, no entanto eu nunca vi um clima "molhado" ou "enxuto". Por isso eu indago se o correcto não será dizer que o antónimo de seco é húmido, e o de molhado, enxuto. Ou é totalmente indiferente e podem-se fazer antónimos através de palavras sinónimas? Será que é correcto e indiferente dizer «pano seco» ao invés de «pano enxuto»?

Agradecia que me esclarecem quanto a estas subtilezas aquáticas.

Paulo Dinis Director técnico Maia, Portugal 15K

Existe a palavra "abébia"? Em caso afirmativo, qual o(s) seu(s) significado(s)?

Grato. 

Ângela Pereira Empregada Matosinhos, Portugal 5K

Gostaria de saber o que significa «espondilite anquilosante». Sei que se trata de uma doença, mas não de que teor.

Muito obrigada.

Adílson Furtado de Almeida Administrador de empresas Santo André, Brasil 8K

Primeiramente gostaria de dizer que o "site" de vocês é muito bom, consulto-o com muita frequência.

Qual das expressões a seguir está correta e por quê?

«Fulano de tal realizará "peritagem" no processo» e «Fulano de tal realizará "perícia" no processo».

Grato.

Jaime M. Nogueira Engenheiro Niterói – RJ, Brasil 2K

A palavra paraferneiro ou parafernelo, que tenta designar o carregador ou transportador da parafernália de terceiros especialmente, faz sentido? É usual no Brasil em textos que se propõem cultos (especialmente aqueles que fazem referências ferinas a políticos bajuladores dos poderosos de plantão — os carregadores de mala dos chefes), no entanto não consegui localizá-la nos nosssos dicionários.

Agradeço a atenção e parabéns pelo portal, pretendo ser mais um fiel freguês...

Emerson Pina Brasil 2K

Por favor, facultem-me algumas palavras sinônimas para administrativo e operacional.

Pedro Ferreira Consultor IT Porto, Portugal 18K

Qual o plural de radar, sonar, laser? Até há bem pouco tempo, considerava-se que estas palavras não teriam plural por serem siglas/acrónimos. No entanto começamos a ver em alguns dicionários (sobretudo online...) os plurais "radares", etc. Vejo também que em Espanha, desde 2001, passou a usar-se o plural que já referi. Qual a situação oficial em Portugal?

Obrigado.