O uso de olheiras
Olheiras só pode ser empregada no plural?
A etimologia do verbo esperar
Gostaria de compreender o percurso etimológico do verbo esperar.
O plural de «bater de asas»
É correcto dizer "havia bateres de asas nos céus"?
O nome do recipiente para embalagens
É correcto dizer-se a palavra "embalão" no contexto de um contentor amarelo para reciclar embalagens?
Assim como dizemos papelão para os papéis, pilhão para as pilhas, é correcto dizer-se "embalão" para as embalagens?
O género de omoplata
Devo escrever «a omoplata», ou «o omoplata»?
Abcissa e abscissa
"Abcissa", ou "abscissa"?
Em pesquisa que efectuei, encontrei grosso modo em dez dicionários de português todos com "abcissa" e em três com as duas variantes. Nas outras línguas, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português do Brasil, só aparece o prefixo abs e nunca só ab.
A origem do apelido Nassau
Qual a origem do sobrenome Nassau?
O sobrenome Maroubo
Lendo mensagens enviadas a respeito de origem e significado de sobrenomes portugueses, gostaria de saber se há algo que pudessem me informar nesse sentido sobre o sobrenome Maroubo (por vezes aparentemente também soletrado "Marobo", "Marouvo" e "Marovo"). Meu bisavô, Manuel Joaquim Marobo, veio de Portugal para o Brasil no início do século XX, mas não sei precisar sua região exata de origem.
Desde já, muito obrigada.
O presente do conjuntivo do verbo emergir
Há dupla conjugação do verbo emergir? Pergunto porque o Ciberdúvidas, mais de uma vez, acusou a forma "emirja" como correcta, mas, tanto no dicionário Priberam como no Houaiss, a forma relacionada é "emerja". Ambas estão certas? Se sim, qual a preferência em Portugal e no Brasil?
Grata.
Bolar (verbo) e volar (adjectivo)
O serviço num jogo de bola diz-se "bolar", ou "volar"?
