Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Etimologia
Maria Afonso Estudante Porto, Portugal 5K

Qual a origem do apelido Farrancha?

António Alfaia Estudante Lisboa, Portugal 5K

Na sequência da resposta dada à minha dúvida sobre uma pergunta do exame nacional de Português do 12.º ano, que muito agradeço, devo dizer que não creio que as minhas dúvidas tenham sido bem endereçadas.

Eu não duvido de que a opção D esteja, também ela, correcta. Está, aliás, como bem foi dito na resposta em linha com a intenção geral da autora do texto. Acontece que a opção A me parece possível. Isto a menos que o verbo "coincidir" — e é este o epicentro da minha dúvida, perdoe-se-me a parca imaginação da imagem —, a menos que o verbo "coincidir", dizia, retenha pouco da sua carga etimológica (não sei que lhe chame; legado talvez se adeque). Pois, se é formado pela partícula "co" e pelo verbo "incidir", descreverá, suponho, uma incidência em comum. E essa incidência verifica-se; tanto nas leituras críticas que defendem Fernão Mendes Pinto quanto nas que o repreendem.

Porque todas parecem tratar da repreensão de que ele é alvo por relatar acontecimentos falsos.

Nastaja Marisoto professora Florianópolis, Brasil 10K

Gostaria de saber a etimologia das palavras representar, representação e dramaturgia, assim como o significado da palavra performatividade.

Carlos Tibúrcio Miguel Reformado Queluz, Portugal 38K

Gostaria de saber se Tibúrcio é apelido de família ou também pode ser alcunha. Qual a origem?

Helder João Fráguas Portugal 32K

Um primo meu já falecido defendia que a origem da palavra "bardamerda" residia na expressão «beber da merda». É verdade?

Artur Caldas Reformado Porto, Portugal 9K

Qual é a origem o o significado da expressão «a vingança do chinês»?

Carolina Pires Estudante Lisboa, Portugal 10K

Gostava de saber qual a origem da expressão «quando o rei faz anos». Se fosse possível, gostava ainda de saber o seu sentido, uma vez que não tenho a certeza se quer dizer «muito raramente» ou «nunca».

Fernando Brega Advogado São Paulo, Brasil 5K

Vi que o uso do vocábulo etapa no sentido de «fase» é considerado galicismo pelos puristas (Houaiss). É um erro mesmo, ou um excesso dos puristas?

Margarida Monteiro Dentista Figueira, Portugal 33K

O verbo iluminar pertence à família de palavras do nome luz?

Álvaro Athayde Técnico superior Coimbra, Portugal 4K

O dicionário do meu Ms Word diz-me que curibeca está bem escrito e kuribeka não...

Eu suponho saber que a palavra entrou no português a partir do umbundo, uma língua banta de Angola. Alguém me esclarece sobre a grafia, origem e significados inicial e actual da palavra, em umbundo e em português?