«Ter de memória»
Eu tenho de memória a classificação dos elementos. «De memória» é adjunto adverbial de modo? Ou é objeto indireto?
A expressão «fica vedada a contratação...»
Tenho visto em regulamentos e leis a expressão «fica vedada a contratação...». A palavra vedada refere-se a vedação, enquanto o ato de vetar, de proibir, vem de veto. Qual forma está correta, vedada, ou vetada?
«Chorar convulsivamente»
Uma amiga diz-me que a expressão «chorar convulsivamente» está incorrecta: e que se deve dizer «chorar compulsivamente».
Eu considero ambas correctas mas com sentidos diferentes: a primeira significa um choro muito agitado, e a segunda, um choro incontrolável e sem explicação.
Qual a vossa opinião?
Obrigada.
A redundância «exéquias fúnebres»
Num recente programa do Biography (acerca da carreira profissional da juíza O´Connor) tivemos ensejo de nos depararmos com a expressão «exéquias fúnebres» (do presidente R. Reagan).
Pergunto: não será o mesmo que «subir para cima», «avançar para a frente», «recuar para trás», e assim por diante?
Não cuidou o locutor em que o uso pleonástico apenas se admite como recurso literário de ênfase (e em condições bastante condicionadas)?
Não acredito pelo que tenho vindo a apreciar: o fulano saiu completamente analfabeto na medida em que, desta vez, manifesta ser-lhe completamente desconhecido o significado de exéquias (cerimónia religiosa fúnebre).
Descritores de competência
Ao preencher um formulário do INEP foi solicitado 03 descritores de competência que tivessem relação com a minha profissão. Digitei várias opções, mas o sistema não gravou. O que realmente são «descritores de competência»?
Grata.
O nome próprio Vercial
Qual o significado da palavra "vercial"?
É uma palavra da língua portuguesa?
Obrigado!
Ainda demais e de mais
Embora já tenha lido as vossas explicações anteriores, mais uma vez surge-me a dúvida na utilização de demais e de mais em duas frases que supostamente deveriam ser completadas uma com demais e outra com de mais. Agradeço, pois, a vossa ajuda, uma vez que, na minha opinião, e pós ter lido as vossas respostas anteriores, em ambas poderia ser utilizado demais.
Muito obrigada.
O significado de co-herdeiro
Qual é o significado de co-herdeiro?
O significado da palavra pedólogo
Qual o significado e raízes da palavra pedólogo?
O sentido denotativo e conotativo de provérbios
Gostaria de saber o sentido denotativo e conotativo dos seguintes provérbios:«Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.»«De grão em grão, a galinha enche o papo.»«Devagar se vai ao longe.»«Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza.»
