Pergunta:
Qual o significado da expressão «neste conspecto», muitas vezes utilizada pelos tribunais?
Por exemplo:
«Quando o despejo tenha por fundamento a falta de pagamento de rendas, encargos ou despesas, a decisão de promoção da correspondente execução deve ser tomada em simultâneo com a decisão do despejo, o que significa que é conferida competência legal a um órgão administrativo para determinar, não apenas o despejo, mas a sua execução, e neste conspecto, o poder de decidir o despejo e de o executar, sob autotutela declarativa e executiva» – aqui.
Resposta:
Do latim conspectus, conspecto, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, significa «ato de observar, de ver; vista de alguma coisa; exame, observação».
Assim, no contexto em apreço, «neste conspecto» pode ser entendido como «nesta perspetiva». De facto, «neste conspecto» refere-se à perspetiva da situação em que a competência legal é conferida a um órgão administrativo para decidir e executar o despejo. A expressão indica que a autoridade tem a capacidade de avaliar a situação como um todo, tanto no que diz respeito à decisão de despejo quanto à sua execução.