Textos publicados pela autora
«No pressuposto de que»
Pergunta: Devo escrever: «no pressuposto de que» ou «no pressuposto que»?
Grata pela atenção dispensada!Resposta: Pressuposto rege a preposição de, pelo que o correto é termos «no pressuposto de que», construção utilizada para introduzir uma oração subordinada substantiva que especifica o conteúdo ou a condição subjacente a um pressuposto ou uma suposição. Veja-se o seguinte exemplo:
(1) «Daí esse sistema de apologias, inspirada no pressuposto de...
O neologismo cosmeticorexia
Um termo para a obsessão pela estética
Cosmeticorexia surge num contexto em que a preocupação com a imagem é crescente e notória, estando a atingir camadas muito jovens. Mas do que se trata, de facto, quando falamos em cosmeticorexia? Qual a origem do termo? A estas questões responde a consultora Sara Mourato, num texto onde aborda este neologismo. ...
A pronúncia de logos
Pergunta: Socorrendo-me do vosso excelente trabalho, pergunto como se pronuncia logos (razão): "lógus" ou "lógós"?Resposta: Há alguns aspetos a considerar dependendo da ortografia apresentada.
Em logos, com a ortografia apresentada pelo consulente, o segundo o pronuncia-se como [u], portanto, o correto será log[u]s – [ˈlɔguʃ] – conforme atestado pelo Portal da...
O quantificador cada
Pergunta: Gostaria de saber qual destas duas frases está correta e, se possível, porquê.
1. «Sentamo-nos em volta da vela acesa, e cada uma de nós se concentra no café para não ver a sombra que começou a passear-se, agitada, por todo o apartamento»
2. «Sentamo-nos em volta da vela acesa, e cada uma de nós concentra-se no café para não ver a sombra que começou a passear-se, agitada, por todo o apartamento».
Muito obrigada.Resposta: O quantificador universal distributivo cada admite a próclise...
