Textos publicados pela autora
A subclasse do advérbio porquê
Pergunta: «Gosto de te ver com a saia hoje, não sei porquê.»
Nesta frase podemos encontrar dois advérbios, não e porquê, correcto?
Gostaria ainda de esclarecer a que subclasse pertence o advérbio porquê.
Grato pela atenção.Resposta: A frase que apresenta contém três advérbios:
hoje — advérbio de tempo
não — advérbio de negação
porquê — advérbio de interrogação
Os advérbios interrogativos...
O nome das especialidades gastronómicas
Pergunta: Antes de mais, queria felicitá-los pelo bom trabalho que têm desenvolvido.
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: o nome dos pratos gastronómicos, quando referidos no meio de um texto, devem ser escritos com letra maiúscula ou minúscula? Exemplo: «O concelho de Pombal privilegia os pratos à base de carneiro, como a Chanfana. Existe também o carneiro à regional, os enchidos e o arroz doce sem ovos.» Ou ainda: «Especialidades: Bacalhau forjado no fole e Cabrito da serra de Sicó.»
Mais uma vez grata pela...
«Ter confiança»
Pergunta: Qual destas frases é incorrecta?
«Ter confiança», ou «fazer confiança»?Resposta: As combinatórias do nome confiança, efectivamente atestadas, são: «dar confiança», «ganhar confiança», «ir à confiança» e «ter confiança». O uso da língua tem, no entanto, criado a expressão «fazer confiança» como sinónimo de «ter confiança», mas os dicionários, por enquanto, ainda não a registam. Por conseguinte, das duas expressões, prefira-se «ter confiança»....
O valor aditivo do mas
Pergunta: Como explicar para um aluno que o mas tem valor adversativo se nem sempre indica oposição como neste exemplo: «Eu gosto de chocolate, mas você gosta de sorvete»?
Grato!Resposta: Todas as palavras têm uma identidade (classe gramatical, significado, etc.), no entanto, podem, pontualmente, assumir outros valores sintáctico-semânticos, não perdendo a sua identidade.
A título de exemplo, observem-se os verbos transitivos escrever e beber, que...
O -am e o -em no final das palavras
Pergunta: Como dizer a um aluno de 3.º ano de escolaridade que o -am ou o -em no final das palavras representam ditongos, se a definição de ditongo dada pela professora foi «são duas vogais que se pronunciam de uma vez só»?Muito obrigada!Resposta: Entenda-se a definição de ditongo como «duas vogais que se pronunciam de uma vez só» numa perspectiva estritamente fonética: duas vogais — dois sons vocálicos.Como sabemos, não há uma correspondência unívoca entre sons e grafemas, ou seja, um som pode ser representado por letras...
