Textos publicados pela autora
A grafia de subadquirente
Pergunta: Escreve-se subadquirente, ou sub-adquirente?Resposta: Escreve-se aglutinadamente: subadquirente.
O radical sub- associa-se à palavra seguinte por hífen apenas se dessa aglutinação resultar uma leitura indesejada, perdendo-se a autonomia fonética da palavra-base, por exemplo, na palavra sub-reptício.
Caso contrário, aglutina-se sempre à palavra principal: subarrendar, subdiretor, etc....
Barriga de freira (doce) e barriga-de-freia (planta)
Pergunta: Gostaria que me explicassem a razão para a coexistência de duas formas (barriga de freira e barriga-de-freira) conforme se trate de um nome de doce ou de um nome de planta.Resposta: A coexistência de duas grafias é explicada por duas regras ortográficas distintas (Base XV: Do hífen em compostos, locuções e encadeamentos vocabulares):
1.ª Não se usa hífen nas palavras compostas que contêm um elemento de ligação: fim de semana, mão de obra, caminho de ferro, lua de mel,...
O termo as como pronome demonstrativo
Pergunta: Sobre o esclarecimento 24 344, na frase «Existem velhas parábolas chinesas sobre tudo, e as que não existem a gente inventa» sobre a qual é pedido um esclarecimento, consideram que as é um pronome demonstrativo porque pode ser substituído por aquelas. No entanto, também pode estar a substituir a palavra parábola, num mecanismo de coesão textual. Então, por que razão considerá-lo um pronome demonstrativo e não um pronome pessoal? Afinal, o, a, os, as são pronomes pessoais? São demonstrativos? Será que só é demonstrativo...
Sobre o complemento determinativo
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem se devemos considerar o complemento determinativo nas frases «O avô recorda os seus tempos de meninice» como parte do predicado e «O livro de ciências é interessante» como pertencendo ao sujeito, ou se, à semelhança dos complementos circunstanciais, não integra.Resposta: Sim, ambos os complementos determinativos, também designados modificadores restritivos, integram o predicado e o sujeito, respetivamente. Eles são sempre parte de constituintes maiores.
Na frase «O avô...
